Nenhuma história se constrói sozinha

11/05/2022

Compartilhe:

É cada vez mais importante celebrar os dias especiais. Hoje é esse dia: o Sesc Guarulhos completa três anos de vida, e nosso maior presente é saber que vocês estiveram sempre com a gente!

Ginásio do Sesc Guarulhos. Foto: Taba Benedicto/Thamires Motta

Mesmo antes de nascermos oficialmente aqui em Guarulhos, todos os dias saíam trabalhadores de suas casas para colocar tijolo por tijolo, pedaço após pedaço, os primeiros contornos do nosso pedacinho de território localizado na rua Guilherme Lino dos Santos. A terra era remexida, as estruturas subiam, as janelas eram colocadas, as salas eram limpas. De pouquinho em pouquinho, foi ganhando cara e coração o primeiro Sesc da cidade.

Guarulhos sempre respirou cultura! Cultura popular, tradicional, ancestral. Uma cultura cheia de saberes, cores, vozes e experiências. Também, pudera! Mais de 1 milhão e 300 mil habitantes, a segunda maior cidade do estado de São Paulo, que muito antes de receber moradores de diversos cantos do município e do Brasil em seu imenso aeroporto, era ricamente populada por indígenas, sobretudo da etnia guaramomis. Recebeu migrantes e imigrantes, que trouxeram com eles a catira, o sertanejo, o catimbó, a moda de viola, o samba, as orquestras…

Foi nessa cativante mistura que o Sesc Guarulhos, no dia 11 de maio de 2019, abriu as portas oficialmente. Nosso sonho sempre foi o da multiplicação: ser mais um espaço de cultura, esporte, lazer, alimentação, música, teatro, dança, meio-ambiente, educação. Abraçar adultos, brincar com crianças, ouvir juventudes, aprender com idosos. Um espaço para todo mundo mesmo!

Yoga e natureza. Foto: Alexandre Leopoldino

Mas é claro que, dentro da sociedade, a gente não consegue fugir do que está acontecendo no mundo. Quando começou a pandemia do Covid-19, todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo e no Brasil tomaram a difícil decisão de fechar as portas temporariamente, adotando as medidas cabíveis para diminuir o impacto do contágio. Foi uma época de apreensão e ansiedade. Ao mesmo tempo, foi uma época em que redescobrimos a solidariedade e a criatividade, inventando maneiras de estar juntinho das pessoas, mesmo cada um em sua casa. Fizemos lives com os educadores, criamos vídeos de brincadeiras, jogos e atividades físicas, convidamos palestrantes de todo o mundo para compartilharem um pouco de seus saberes. Nossos shows foram transmitidos da casa dos artistas.

Sem ter certeza de quando aquilo acabaria, nós nos juntamos para ajudar uns aos outros, participando por exemplo da campanha Ação Urgente Contra a Fome, que coletou alimentos nas unidades do Sesc, Senac e em Drive-thrus, arrecadando mais de 98 toneladas de produtos e distribuindo para mais de 1.300 instituições sociais atendidas pelo Mesa Brasil.

Minidocumentário Muros tatuados: caminhos poéticos. Disponível no youtube.

Aos poucos, o mundo começou a assistir a pandemia dar os primeiros passos para trás. Reforçando as medidas de segurança, reabrimos alguns espaços, como o restaurante e a sala de ginástica multifuncional. Foi com lágrimas nos olhos que vimos as pessoas animadas, confiantes e positivas retomarem nossa casa – mantendo a distância de segurança, usando sempre o álcool em gel e apresentando a carteira de vacinação!

Os artistas voltaram a reocupar seus lugares no teatro e se emocionaram. Os oficineiros retornaram ao Espaço de Brincar, os educadores espalharam bolas pelo ginásio, os nadadores recomeçaram a competir nas piscinas, os cursos invadiram os Centros de Educação Ambiental e de Música. A criançada voltou a rir com os espetáculos da Praça de Convivência, a família se reuniu para almoçar na Comedoria. Nossos dentistas, orientadores e técnicos sorriam à toa ao ver a vida – aos poucos – sendo preenchida novamente.

The Bichos. Foto: Thamires Motta

A retomada do Sesc Guarulhos ganhou um ar de resistência e otimismo. A vida nunca mais seria como foi antes – e como poderia? Estávamos todos transformados, por dentro e por fora, mas principalmente, todos nós sentimos a importância que a música, as artes cênicas, a educação e principalmente a socialização tiveram para que conseguíssemos nos reunir para esse retorno. Quem olha ao redor do Sesc Guarulhos já percebe algumas coisas diferentes: os atendimentos agendados, para propiciar mais segurança; o aplicativo, por onde o público consegue, do conforto de sua casa, selecionar os serviços que vai usar. Nosso site ganhou uma cara nova, mais intuitiva; o caderno de programação fica disponível online para acessar direto do celular ou do computador. Nosso YouTube continuou recheado de receitas, desafios e aulas; o Instagram e o Facebook ganharam programações online, como a safra do mês e as conversas exclusivas com artistas.

Uma das coisas mais importantes que aprendemos durante esse período foi a celebrar, sempre que possível, os dias especiais para a gente. Hoje é esse dia: o Sesc Guarulhos completa três anos de vida! E no nosso aniversário, não existe maior presente do que a sua visita e saber que vocês estiveram com a gente esse tempo todo, dentro e fora das telas.

Emicida. Foto: Matheus José Maria

Por Thamires Motta

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.