Nós: criação, trabalho e cidadania

08/03/2022

Compartilhe:

Feiras de iniciativas sociais, cursos, oficinas e bate-papos sobre economia solidária e criativa. A ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania acontece de 18 a 27 de março de 2022 em 19 unidades do Sesc da capital, Grande São Paulo, interior e litoral. 

Com atividades presenciais e on-line, a ação busca dar destaque a iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário, priorizando grupos mapeados nos territórios onde as Unidades do Sesc estão inseridas. 

A escolha pelo nome Nós traz à tona os conceitos que norteiam a proposta: a ação coletiva contida no pronome pessoal da primeira pessoa do plural, e o plural de nó, que, para além de ser a junção entre duas ou mais linhas, pode, em seus múltiplos sentidos, simbolizar a união, um ponto de conjunção na teia das nossas relações sociais, ou ainda os mais diversos tipos de nós encontrados nos trabalhos artesanais. 

A partir de 2020, com a necessidade do isolamento social, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e ampliação de seu repertório digital, seja para manter contato entre pares, seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou para iniciar a comercialização de produtos nas redes.  Agora, com a volta das ações presenciais, esses produtores retomam as atividades e carregam consigo outras alternativas, além de um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo. 

Diante destes contextos, a ação pretende promover uma aglutinação e difusão de experiências, pensamentos e questões que possam se constituir como elementos catalizadores de transformação e construção de projetos entre os participantes, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre os grupos, a formação de redes e o contato dos públicos (que tem vínculo com as Unidades do Sesc) com empreendimentos de impacto social presentes em seus territórios. 

Integram a programação coletivos de empreendedoras e empreendedores periféricas/os, cooperativas, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais. 

Acompanhe a programação e as matérias em: www.sescsp.org.br/nos

Ou acesse o catálogo de programação AQUI.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.