Novo curso online na plataforma Sesc Digital aborda o uso da lógica e razão para se proteger da desinformação

22/09/2022

Compartilhe:

Ilustrações de Helô D’Angelo para o novo curso do EAD Sesc Digital

O processo de construção do raciocínio e pensamento, as ferramentas que ajudam a aplicar a lógica e a razão no dia a dia e a se proteger de fake news, discursos políticos e midiáticos são os temas abordados em novo curso EAD Pensando Bem – Lógica, Razão e Fake News. Ministrado pelo doutor em psicologia e professor Leonardo Martins, o curso com oito aulas estreia gratuitamente a partir de 22 de setembro na plataforma Sesc Digital.

Fundamentado por uma linguagem criativa, dinâmica e acessível que combina psicologia, lógica, probabilidade, ilustrações, jogos e até números de mágica, Martins esclarece de modo didático porque as coisas nem sempre são o que parecem. “Neste curso você vai aprender a usar o raciocínio lógico e a evitar armadilhas mentais que prejudicam nossas vidas, a vida em sociedade e até o exercício da democracia”, pontua o professor.

Martins ressalta que, em um mundo saturado de informações, cometemos erros de interpretação até mesmo quando acreditamos usar a lógica. “O fio condutor das oito aulas é o ensino de ferramentas de pensamento e interpretação da realidade”, sublinha ele, que concebeu o conteúdo direcionado a um público amplo, formado tanto por leigos quanto por especialistas no assunto. “Assim, o curso pretende ser uma espécie de vacina contra as fake news“.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
• Aula 1: Lógica aplicada ao dia a dia – Introdução
• Aula 2: Aparências e os vieses de raciocínio: com explicamos o mundo – Parte 1
• Aula 3: Aparências e os vieses de raciocínio: com explicamos o mundo – Parte 2
• Aula 4: Lógica aplicada ao dia a dia: a lógica na comunicação
• Aula 5: Lógica e pensamento crítico aplicados a fake news, negacionismo e teorias da conspiração – Parte 1
• Aula 6: Lógica e pensamento crítico aplicados a fake news, negacionismo e teorias da conspiração – Parte 2
• Aula 7: Matemágica: razão e encantamento
• Aula 8: Percepção, atenção e memória

CONFIRA O TEASER E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:

O EAD Pensando Bem integra o projeto No Fim das Contas, idealizado pelo Sesc Belenzinho, que mergulha nesse vasto oceano de dados para investigar as variadas maneiras que a análise apurada dessas informações pode nos ajudar a descrever o mundo com mais exatidão.

Além do curso online, o projeto reúne dois vídeos, um com biomédico e divulgador científico Lucas Zanandrez e outro com o psicanalista Christian Dunker, o podcast Ouve esse Dado, apresentado pela criadora digital Julia Jaccoud, a matemaníaca. Confira os vídeos e o podcast do projeto aqui.


CONHEÇA A PROFESSOR

Foto: Ricardo Ferreira

LEONARDO MARTINS
Professor colaborador no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também é orientador de doutorado e mestrado. Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em psicologia social pela USP, além de graduação em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pesquisador visitante na Universidade de Coventry (Inglaterra) durante o pós-doutorado. É pesquisador e membro de diversos laboratórios e núcleos temáticos na USP e na PUC-SP. É um dos coordenadores do IlusoriaMente – Grupo de Estudos de Psicologia da Crença: Percepção e Arte Mágica (Inter Psi-USP), que é dedicado ao estudo psicológico do ilusionismo e de erros de percepção e interpretação da realidade.

Sua experiência profissional, além da pesquisa e da docência, também abrange a divulgação científica, à qual se dedica há duas décadas. Importante parcela de suas pesquisas e atividades docentes e de divulgação científica é dedicada aos temas que fundamentam o curso, a saber, processos psicológicos de percepção e compreensão da realidade, formação de crenças, fundamentos psicológicos e culturais da racionalidade, entre outros. Como exemplo, sua pesquisa de pós-doutorado investigou os efeitos dos pensamentos analíticos e intuitivos sobre a compreensão de eventos cotidianos contraintuitivos.

MATRICULE-SE GRATUITAMENTE AQUI


“Pensando Bem” chega à plataforma EAD Sesc Digital para somar aos cursos gratuitos já disponíveis que tratam de temas tão diversos quanto sustentabilidade, comida do bebê, palhaçaria, técnicas de áudio e gravação e iluminação cênica. Visite ead.sesc.digital para conhecer todas as aulas e acompanhar os lançamentos futuros!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.