O Brasil de Todos os Sambas

13/04/2022

Compartilhe:

Transcorridos mais de 100 anos desde o primeiro registro gravado que se tem notícia o samba segue firme e forte. Talvez não passasse pela cabeça do bom e velho Donga, ao entrar no estúdio naquele 27 de novembro de 1916, que Pelo Telefone seria a primeira de muitas composições do gênero a cair no gosto popular. Nas décadas seguintes, o samba tornou-se um sucesso fonográfico e radiofônico, uma plataforma que levou ao estrelato intérpretes e compositores.

Ao longo do século 20, o Samba se expandiu geográfica e sonoramente para alcançar status de patrimônio nacional. Essa música, internacionalmente associada ao Brasil, é veículo para expressão de alegrias, misérias e histórias das mais diversas de norte a sul.

A playlist Brasil de todos os Sambas vai de Clementina de Jesus à Criolo, passando por Cartola e Beth Carvalho, afim de mostrar como o samba deu o tom e fundou uma mistura tipicamente brasileira.

5 Curiosidades do Brasil de Todos os Sambas:

1. Donga, autor do primeiro samba gravado, foi parceiro de Pixinguinha, juntos são considerados fundadores do samba moderno;

2. O samba foi muito importante na consolidação dos serviços radiofônicos de entretenimento no Brasil da Era Vargas;

3. O samba deu origem a uma porção de Subgêneros: samba de roda do recôncavo, partido alto, samba de breque, sambalanço, samba rock e muitos outros;

4. Durante a ditadura, o samba era visto como música de resistência, um grito de liberdade oriundo das comunidades negras excluídas;

5. Nos anos 70, com a chegada das sonoridades afro-americanas o samba foi encorpado com acentos do soul e do funk, as fronteiras foram borradas para todo sempre.

OUÇA A PLAYLIST

SPOTIFY

DEEZER

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.