O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá no Sesc Campo Limpo 

10/12/2022

Compartilhe:

Adaptação da obra de Jorge Amado pela Cia Novelo conta com recursos de acessibilidade   

A Cia Novelo apresenta, nos dias 10 e 11 de dezembro, o espetáculo teatral O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que terá visita tátil guiada, a partir das 15 horas. O espetáculo acontece às 16 horas, com intérprete em Libras nas duas sessões. Não é necessária retirada de ingressos. A entrada para ambas as atividades é gratuita. 

Durante a visita, o público é convidado a tocar no figurino e no cenário, caminhar pelo palco, bem como perceber a distância entre os elementos cênicos. Este gesto permite a melhor compreensão da peça por pessoas com deficiência visual e/ou baixa visão.  

Para Jaderson Porto, animador cultural do Sesc Campo Limpo a versatilidade da montagem, que se vale de andaimes, escadas e bicicletas para narrar a clássica fábula de Jorge Amado é “a prova de que boas histórias nunca perdem o brilho e sempre ganham novos modos de serem contadas. A acessibilidade inserida na dramaturgia amplia o espetáculo para públicos ainda mais diversos”, pontua. 

A obra literária foi escrita em 1948 e publicada em 1976, quando Jorge Amado residia com Zélia Gattai em Paris, como presente de aniversário para seu filho João Jorge, que completava então, um ano de vida. Adaptada pela Cia Novelo, é uma fábula de amor proibido entre um gato e uma andorinha que vivem no mesmo parque. O Gato Malhado é visto por todos os animais como mau, exceto pela Andorinha Sinhá, que não tem receio algum de sua presença. O amor entre os dois não pode acontecer, pois existe uma lei que jamais pode ser quebrada: gato só pode se casar com gata e andorinha, com andorinha. 

Esta ação integra a programação da Semana Modos de Acessar 2022 que acontece entre 3 e 10 de dezembro e promove diversas atividades para incentivar a participação social das pessoas com e sem deficiência. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.