Ô Lá Em Casa

10/12/2021

Compartilhe:

O projeto Ô Lá Em Casa, do Sesc Avenida Paulista, traz cursos, oficinas e conteúdos on-line para criar, costurar e construir objetos que podem ser usados em casa. Passando por diversas técnicas e tecnologias, a segunda edição do projeto apresenta diversas atividades on-line para que as pessoas possam fazer dentro de suas próprias casas.

Veja abaixo a programação completa:

oficina on-line | Tecnologias e Artes
Crochê Utilitário para Casa | Com Aline Hasegawa e Patrícia Campos
De 19/10 a 16/11, terças, das 14h às 15h. Exceto dia 2/11

Nesta ação, o público poderá assistir à confecção ao vivo de duas peças simples de vestuário de crochê feito com a técnica “quadradinhos da vovó”, que pode criar peças com vários usos dentro de casa. Uma será confeccionada com a mão direita, outra com a mão esquerda, mostrando as diferentes técnicas entre as duas modalidades. A live possibilitará a interação do público com as educadoras. Livre para todos os públicos.
Materiais necessários: um novelo de barbante cru nº6 ou cinco novelos de linha amigurumi; uma agulha de crochê (sugestão: 3 a 5mm – qualquer uma entre esses dois tamanhos).
> Não é necessário se inscrever. Transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YOUTUBE

curso on-line | Tecnologias e Artes
Introdução ao Design Utilitário: Papel e Papelão | Com Alexandre Villares e Daniel Seda
De 21/10 a 25/11, quintas, das 19h às 21h

O curso faz uma introdução ao desenho e preparo para a fabricação de objetos utilitários simples feitos com papel e papelão, que podem ser produzidos com ferramentas de corte diversas. A partir da criação do projeto digital de dois objetos simples (uma caixinha organizadora e um porta-celular), a atividade aborda questões como:
– Que programas de computador e técnicas podemos usar para criar um pequeno projeto de objeto?
– Como deverá ser o desenho de projeto para que ele permita a execução dos cortes do objeto?
– Quais são os conceitos fundamentais envolvidos na confecção do projeto?
Vamos aprender ferramentas básicas de programas livres como o Inkscape (editor de desenhos vetoriais), que permitem adaptar e personalizar nossos projetos, produzindo os desenhos necessários para o corte de execução das peças.
Ao longo dos encontros vamos pesquisar projetos existentes, adaptar e personalizar o projeto, produzir protótipos manualmente e desenhos necessários para execução do corte do objeto, abordando ferramentas como o estilete e a máquina de corte a laser e os materiais adequados para produção dos protótipos. A partir de 14 anos.
Materiais necessários: estilete; tesoura; superfície de corte (tábua, madeira, para não riscar/cortar debaixo do papel); régua e papel cartão, papelão ou cartolina.

curso on-line | Cinema e Vídeo
Iluminação Alternativa para Vídeo | Com André Moncaio
De 23/10 a 27/11, sábados, das 14h às 16h

Ateliê de experimentação em cinematografia apresenta opções alternativas de iluminação para vídeo com objetos e materiais do cotidiano. Os participantes terão uma introdução a conceitos e técnicas de iluminação cinematográfica, para em seguida aprender a utilizar fontes de luz e modificadores caseiros em exercícios de filmagem com celular. O curso traz possibilidades simples e ao alcance de todos para criar, de acordo com as condições de produção e necessidades de cada projeto, seja um filme, um canal do YouTube, um vídeo para o Instagram ou TikTok. A partir de 18 anos.
Aula 1 – Introdução à iluminação: características e funções da luz e estilos de iluminação
Aula 2 – Introdução à cor: sistemas de cor, espectro de cor; cores primárias e complementares; temperatura de cor, white balance e gelatinas; características e contraste de cor
Aula 3 – Fontes de luz e tipos de refletores; comparação entre as características dos refletores tradicionais e os refletores alternativos
Aula 4 – Iluminação alternativa 1: apresentação e demonstração de fontes de luz alternativas; proposta de exercício de filmagem 1
Aula 5 – Iluminação alternativa 2: análise coletiva do exercício de filmagem 1; apresentação e demonstração de acessórios alternativos para controle e modificação da luz; proposta de exercício de filmagem 2
Aula 6 – Encerramento: análise coletiva do exercício de filmagem 2 e espaço para tirar dúvidas dos participantes

curso on-line | Artes Visuais
Macramê: Jogo Americano | Com Maria Gabrielle
De 26 a 28/10, terça a quinta, das 19h às 21h
Aprenda a fazer o seu próprio jogo americano de macramê. Com barbante 24 fios, a turma desenvolverá uma peça de jogo americano com duas flexões de nós e um tipo de acabamento para praticar a criatividade e tornar a peça única.
Materiais necessários: por volta de 66 metros de barbante 24 fios, preferencialmente de cores claras; tesoura; fita métrica/trena e escova ou pente (opcional). A partir de 15 anos.

oficina on-line | Artes Visuais
Macramê: Suporte para Plantas | Com Maria Gabrielle
Dia 3/11, quarta, das 19h às 21h
Aprenda a fazer o seu próprio suporte para plantas de macramê, simples, em corda de algodão, que trará a possibilidade de abrir novos caminhos para sua peça.
Materiais necessários: por volta de 20 metros de corda de algodão (4mm), preferencialmente de cores claras; tesoura; fita métrica/trena e argola de madeira (opcional). A partir de 15 anos.

oficina on-line | Artes Visuais
Macramê: Suporte para Copos | Com Maria Gabrielle
Dia 4/11, quinta, das 19h às 21h

Aprenda a fazer o seu próprio suporte para copos de macramê. O suporte para copos é uma ótima opção pra você que está começando agora a técnica de macramê. Por meio do barbante, a turma irá conversar sobre diferentes tipos de acabamentos para desenvolver essa peça super prática.
Materiais necessários: por volta de 9 metros de barbante 24 fios, preferencialmente de cores claras; tesoura; fita métrica/trena e escova ou pente (opcional). A partir de 15 anos.

intervenção on-line | Literatura
Minha Casa, Minha Biblioteca
De 4/11 a 2/12, quintas, das 19h às 20h

Como montar, organizar e administrar uma biblioteca em sua própria casa? Existe um tamanho ideal para essa biblioteca? Quais livros devem fazer parte dela? Como organizar os livros nas prateleiras? E, antes disso, como pensar em quais prateleiras e escolher e onde alocá-las?
Por meio de uma série de cards nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista, a proposta do “Minha Casa, Minha Biblioteca” é gerar reflexões sobre o assunto, propor diálogos com pensadores e responder as perguntas aqui expostas.
> Direto nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista

curso on-line | Meio Ambiente
Minha Casa Natural: Produtos de Limpeza | Com Carmen Lazari
De 11 a 25/11, quintas, das 19h às 21h

É possível cuidar da casa de forma simples, econômica e natural. Ajudando a redescobrir alguns ingredientes básicos da manutenção ecológica de forma eficiente e versátil, como nossas avós faziam, respeitando a natureza e levando saúde pra dentro de casa. Os produtos naturais para a limpeza doméstica só têm vantagens com ingredientes básicos, além de receitas simples e de multiuso. Neste curso teremos 2 momentos:
– Teórico: como ler os rótulos dos produtos industrializados; ingredientes a serem evitados; principais ervas, frutas e ingredientes que podemos utilizar nos preparos.
– Prático: como fazer os produtos e os cuidados que devemos ter no seu preparo e armazenamento.
Produtos: detergente líquido, sabão em pó, desinfetante, multiuso, amaciante, limpa vidro e spray fito energético. A partir de 18 anos.

aula aberta on-line | Esporte e Atividade Física
Dos Pés à Cabeça – Reeducação Postural | Com Michele Bonifácio e Karina Piazentin
De 16 a 25/11, terças e quintas, das 10h às 10h30

Prática com o objetivo de atingir a autonomia e a identidade do movimento, ampliando a consciência das estruturas do próprio corpo, utilizando acessórios facilmente encontrados pela casa. Com atenção plena a si mesmo, o praticante experimentará diversos movimentos que auxiliarão no equilíbrio das tensões corporais, melhorando as suas funções, mobilidade e postura. Aulas com duração de 20 a 30 minutos, transmitidas pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube. A partir de 12 anos.
Dia 16/11 | Aula 1 – Dos Pés ao Quadril
Materiais: bastão (cabo de vassoura) e degrau de escada (ou livro grosso)
Dia 18/11 | Aula 2 – Das Mãos aos Ombros
Materiais: elástico e bastão (cabo de vassoura)
Dia 23/11 | Aula 3 – Da Base da Coluna ao Topo da Cabeça
Materiais: toalha e escovinha de unha
Dia 25/11 | Aula 4 – Respiração de Corpo Inteiro
Materiais: parede e colher de pau
> Não é necessário se inscrever. Transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YOUTUBE

oficina on-line | Tecnologias e Artes
Projetos de Eletrônica para a Casa | Com Fabricio Masutti
De 23/11 a 28/12, terças

Cinco vídeos curtos e um vídeo tutorial apresentando alguns componentes eletrônicos e um projeto prático, que faz uso de todos os componentes apresentados para se criar um pequeno objeto utilitário, que pode ser feito em casa, segundo a seguinte ordem:
Video 1 – Resistor: tipos, usos e código de cores
Vídeo 2 – Capacitores: características gerais, tipos, usos e valores
Vídeo 3 – Diodos: tipos principais, exemplos de uso
Vídeo 4 – Transistores: tipos mais comuns, usos e exemplos
Vídeo 5 – Circuitos Integrados: o que são, como são usados, exemplos
Vídeo 6 – Construção de uma luminária que reage à iluminação do ambiente, acendendo-se automaticamente quando escurece
> Direto nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista

oficina on-line | Meio Ambiente
Plante seu Broto! | Com o Arboreser
Dias 18/11 (Turma 1) e 25/11 (Turma 2), quintas, das 19h às 21h30

A proposta é mostrar que é possível o cultivo de alimentos, mesmo sem espaço e sem luz solar direta, dentro de nossas próprias casas. Nesta oficina vamos facilitar todo processo de germinação das sementes, os tipos de grãos que podemos utilizar, os recipientes que podemos reaproveitar para o cultivo, além do preparo do substrato, os cuidados e a colheita. A partir de 16 anos.

oficina on-line | Meio Ambiente
Plantando a Partir de Alimentos | Com o Arboreser
Dias 2/12 (Turma 1) e 9/12 (Turma 2), quintas, das 19h às 21h30

A partir dos talos de cenoura, beterraba, alho poró, batatas, inhame, maracujá, dentes de alho, cebola, chuchu e muito mais, será apresentado como é possível começar um cultivo de novos alimentos, com métodos de reaproveitamento das partes dos vegetais que temos na cozinha, para iniciar uma horta caseira. A partir de 16 anos.

curso on-line | Artes Visuais
Retratinhos do Feed Para a Parede | Com Luciana Padilha
De 7 a 10/12, terça a sexta, das 19h às 21h

Que tal pegar uma foto do feed da sua rede social e transformá-la numa peça para parede de sua casa? Este curso propõe criar um “retratinho” em três dimensões, com modelagem em cerâmica fria. Um convite para explorar técnicas e combinar expressões, tomando como ponto de partida uma fotografia. A ideia é brincar com a imagem escolhida, ilustrar, modelar e pintar com um toque pessoal. Um fazer artístico que nos coloca diante de processos digitais e analógicos e nos leva, de maneira divertida e prazerosa, a imortalizar olhares, retratando pessoas queridas, lugares, momentos, animais, etc.
Aula 1 – Apresentação do curso; tipos de massa (cerâmica fria); exemplos de retratinhos; apresentação de materiais que serão utilizados e alternativas; escolha da fotografia; esboço-ilustra para modelagem e início da modelagem
Aula 2 – Modelagem da peça
Aula 3 – Lixar e pintar
Aula 4 – Envernizar; ajustes finais e apresentação dos resultados
Materiais necessários: massa de cerâmica fria; prancheta ou placa (vidro, fórmica, plástica); estecas (pode ser as usadas para pasta americana/cobertura de bolo); esponja; vasilha com água; estilete; palitos de churrasco ou similar; rolo para massas (madeira, silicone ou garrafa vidro); régua de 30 cm; pincéis; tinta acrílica (branca e de sua preferência) ou tinta para artesanato; pano para limpar pincel (flanela ou retalho malha); verniz; pedaço arame (opcional); lápis grafite; lápis de cor; lixa para madeira (pedaço) e lixa de unha; papel filme pvc; cola branca e bloco/caderno ou folha de papel. A partir de 16 anos.


MINIBIOS

Aline Hasegawa integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Atua nas áreas de artes manuais, tecnologias, meio ambiente e identidades.

Alexandre Villares integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É educador e pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais assim como o ensino de programação em um contexto visual. Graduado em arquitetura pela FAU-USP e mestre pela FEC-Unicamp.

André Moncaio é diretor de fotografia com experiência nacional e internacional, premiado no Festival de Brasília, atua em cinema e televisão. É educador há 18 anos e atualmente é orientador pedagógico dos cursos de Direção de Fotografia da AIC-SP.

ArboreSer é um coletivo que tem como eixo central ações baseadas nos princípios da Agroecologia e Permacultura, com sede na Zona Norte de São Paulo, que desenvolve oficinas, cursos, vivências e palestras, criando práticas que possibilitem um viver mais produtivo e resiliente no meio urbano.

Carmem Lazari é paulistana, artista educadora e educadora ambiental que comanda o projeto de produtos naturais de nome REVOLUCIONE, em que desenvolve produtos sustentáveis de cuidados pessoais e para casa, a partir de insumos de comunidades ribeirinhas da região amazônica e da Índia. Sua formação veio de cursos e vivências com mestres (indígenas, caboclos, erveiras e cientistas) de saberes ancestrais sobre ervas. O projeto REVOLUCIONE nasce do desejo em dar autonomia  para que todos possam fazer/usar produtos que estejam em conformidade com uma vida saudável e em harmonia com o planeta.

Daniel Seda integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É educador, artista, pesquisador e divulgador de origami e dos conceitos de software livre e código aberto. Bacharel pela UNICAMP e Mestre em Artes pela UNESP, tem atuação na área de educação desde 2008.

Fabricio Masutti é músico, artista visual e educador. Licenciado em Música pela UFSCar, já tendo passado também pelo conservatório de Tatuí onde cursou contrabaixo elétrico. Trabalha com produção musical desde 2008. Nos últimos nove anos vem desenvolvendo trabalho de pesquisa em dispositivos sonoros, eletrônicos e interativos, de forma a buscar diálogos entre os campos das artes visuais, música, eletrônica e artes em novas mídias.

Karina Piazentin integra a equipe de educadores de atividades físico esportivas do Sesc Avenida Paulista. É formada em Educação Física, Dança, Método Bertazzo, Yoga, Práticas Corporais Chinesas e Método Pilates, especialista em movimento humano.

Luciana Padilha é professora e artista visual, tendo iniciado sua pesquisa artística por volta de 2000. Possui graduação e licenciatura em Educação Artística, é especialista no Ensino de Artes, mestre em design e recentemente deu início ao doutorado em Artes Plásticas. Tem trabalhos de diferentes expressões como o desenho, pintura, intervenção urbana, vídeo, fotografia e manipulações digitais. Em suas recentes pesquisas artísticas utiliza como base de criação uma poética em suportes e técnicas variadas, além de pesquisar processos históricos da fotografia.

Maria Gabrielle é artista têxtil e educadora, formada em Design de Moda pelo Senac SP. Acredita que sejam as mãos a tecnologia mais básica e intransferível já existente e as usa como recurso de processo criativo em seus grupos. Tem como pesquisa as relações do indivíduo na vivência em comunidade por meio do artesanato, tendo como foco o macramê.

Michele Bonifácio integra a equipe de educadores de atividades físico esportivas do Sesc Avenida Paulista. Atua no programa de Práticas Corporais, com aulas de Pilates e reeducação do movimento. Licenciada e bacharela em Educação Física pela Uninove e formada no Método Bertazzo de Reeducação do Movimento.

Patrícia Campos integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É graduada em Educação Artística/Artes Plásticas pela UNESP. Pós-graduada em Planejamento, Implantação e Gestão em EAD pela UFF. Atua como educadora nas áreas  de vestíveis, costura, fabricação digital e cultura maker.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.