O que é um enduro a pé?

11/05/2022

Compartilhe:

Conheça a modalidade e inscreva-se para a competição em equipe que percorre o centro de São José dos Campos no Dia do Desafio. 

Forme sua equipe, defina as funções de cada integrante e decidam juntos as melhores estratégias para cumprir todas as etapas do percurso no tempo certo. Esse é o chamado do Enduro a pé, atividade que encerra as ações do Dia do Desafio 2022 no Sesc São José dos Campos. 

Você conhece essa modalidade esportiva? Nela, um grupo de 3 a 6 pessoas precisa caminhar por um percurso pré-estabelecido seguindo uma planilha com instruções de direção, velocidade e tempo. Neste roteiro existem vários postos de controle, em que são registrados os horários que cada equipe passou por eles. 

Há tempos determinados para percorrer as etapas, então alcançar o ritmo certo das passadas é um ponto chave para que a equipe se saia bem. Sendo assim, trata-se de uma competição de regularidade, ou seja, o objetivo não é ser o mais rápido, mas estar no lugar certo, na hora certa. 

O enduro a pé é uma forma divertida de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, cooperação, confiança e diálogo. Trata-se de uma atividade física muito acessível. Não é uma corrida, e sim uma caminhada, portanto pessoas com diferentes perfis podem participar com tranquilidade.  

As planilhas de orientação contêm todas as informações necessárias para a realização do percurso. 

Quais as funções dentro da equipe? 

Existem 3 funções básicas em cada equipe: 

Navegador: é quem orienta as direções a serem seguidas, a partir da leitura e intepretação da planilha.  

Contador: faz a função de hodômetro no grupo, ou seja, vai medindo as distâncias percorridas sem o uso de nenhum equipamento para isso, apenas calculando por meio da contagem de passos dados.  

Cronometrista: dá o ritmo da equipe, acompanhando o tempo de percurso e orientando a necessidade de aumentar ou diminuir a velocidade da caminhada para cumprir os horários ideais de passagem por cada posto de controle (PC).  

Postos de Controle 

Os postos de controle ficam estrategicamente distribuídos pelo percurso. Neles, são registrados os horários exatos em que as equipes passam pelos postos.  

Qualquer um dos integrantes pode fazer o registro no posto de controle. Na competição que acontecerá durante o Dia do Desafio, ele será feito on-line, por meio de um sistema de captura de localização via GPS. 

Ao fim do percurso, são analisados os tempos e o cumprimento de todas as etapas da competição. Se a equipe passar antes ou depois do horário estipulado nos postos de controle, é descontada uma quantidade de pontos do grupo. E quanto maior o descompasso, maior a penalidade na pontuação. A equipe vencedora será a que tiver a pontuação mais próxima de zero.  

Participe do Enduro a pé: Conhecendo São José 

Igreja São Benedito

No Dia do Desafio 2022 você vai poder experimentar essa modalidade esportiva em um percurso que se inicia na Praça do Sesc São José dos Campos e passa por pontos icônicos do centro histórico da cidade. É como se fosse um jogo pelas ruas e avenidas, onde será possível curtir o caminho, estimulando o corpo e as percepções sobre o espaço urbano de um jeito diferente.  

Por ser uma caminhada, mesmo quem não tem o hábito de praticar esportes pode participar e, quem sabe, fazer parte da equipe vencedora! Todo o percurso será acompanhado pela empresa NorthBrasil, especializada na realização do enduro a pé.  

Como se inscrever? 

Para participar, um representante da equipe deve mandar um e-mail para o endereço esportivo.sjcampos@sescsp.org.br 

As equipes devem ter de 3 a 6 integrantes maiores de 18 anos.  

Não tem equipe? Tudo bem! Faça sua inscrição individual e no dia da competição formaremos um grupo para você.  

Museu Municipal

Serviço 

ENDURO A PÉ – CONHECENDO SÃO JOSÉ 
Com NorthBrasil 

Dia 25/5, quarta. 
Largada da Praça da unidade. 

18h às 18h45: distribuição dos kits e preparativos para a competição. 
19h: largada da primeira equipe. (As equipes largam com um intervalo de 2 minutos entre elas). 

Previsão de duração do percurso: 1h10m 

+ Dia do Desafio 

A programação do Dia do Desafio no Sesc São José dos Campos também contará com as seguintes atividades: 

Aula aberta 
PARKOUR 
Com a equipe do Centro de Treinamento Move4Life. 
 
O parkour é um esporte urbano que tem como característica a realização de um determinado percurso deslocando-se com velocidade. O público pode experimentar as técnicas básicas de transpor obstáculos, utilizando habilidades motoras como saltos e rolamentos. 
 
Dia 25, quarta, das 9h às 17h. 
Ginásio. Grátis.  
Acima de 6 anos. Vagas limitadas. Retirada de senhas no local. 
 
Agendamento de grupos escolares pelo e-mail agendamento.sjcampos@sescsp.org.br 

Aula aberta 
CORRIDA PASSO A PASSO NA SUA EMPRESA 
Empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 

Educadores do Sesc visitam empresas agendadas e apresentam o programa de treinamento online Corrida Passo a Passo, que fornece orientações e estímulos para possibilitar praticantes e não praticantes de caminhada e corrida a melhorarem o condicionamento físico e o desempenho de modo seguro. Será realizada uma atividade prática com os funcionários que, a partir dessa ação, poderão se inscrever e participar do programa sob a orientação exclusiva de um educador físico. 

Dia 25, quarta, às 10h e às 15h. 
Grátis. 
 
Para participar agende sua empresa de 1 a 15 de maio, pelo email relacionamentoempresas.sjcampos@sescsp.org.br 

Sobre o Dia do Desafio 

Campanha mundial de incentivo à prática regular de esportes e atividades físicas, realizada em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais. As ações são realizadas com o objetivo de promover, divulgar e fomentar o desenvolvimento, a informação, respeitando as diferenças culturais, agregando competências e valores de cada comunidade. 

No Brasil, acontece desde 1995, sendo o Sesc São Paulo responsável pela coordenação em todo o continente americano, desde 2002, desenvolvendo um trabalho que busca o estabelecimento de parceria com instituições, escolas, empresas e entidades públicas, governamentais e ONGs, estimulando a propagação de hábitos saudáveis para os cidadãos e suas respectivas comunidades. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.