O Saci passou pela Loja Sesc

31/10/2022

Compartilhe:

Ilustração de Cezar Berje para o livro Abecedário do Folclore.

Quando um redemoinho surge no meio da mata pode ser sinal de que o Saci-Pererê está se aproximando: negro, com uma perna só, geralmente usando um gorro vermelho e com um cachimbo na boca. Ele é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Esperto e muito travesso, costuma aprontar por onde passa. Para comemorar o Dia do Saci (31/10), separamos alguns produtos da Loja Sesc que têm tudo a ver com esse personagem.

Para conhecer mais sobre o Saci

Capa do livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro

ABECEDÁRIO DE PERSONAGENS
DO FOLCLORE BRASILEIRO

JANUÁRIA CRISTINA ALVES

 Este livro reúne 141 personagens significativos e recorrentes do nosso folclore, entre eles o Saci-Pererê. São humanos, bichos e seres fantásticos, que convivem e se misturam nas histórias populares. Os personagem são apresentados em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece.

Para escutar uma música sobre o Saci

VIOLA PAULISTA
Volume I
VÁRIOS ARTISTAS

O Saci também está presente no primeiro volume do CD “Viola Paulista”. O álbum tem composições, instrumentais e cantadas, de 19 artistas e grupos com influências múltiplas, que têm em comum a paixão pela história e pelo som da viola. A terceira faixa é A “Fada e o Saci”, de Ricardo Matsuda.  Com curadoria e direção musical de Ivan Vilela – professor, músico, compositor e um dos principais pesquisadores de cultura popular e da viola caipira.

O Saci também aparece em Os Sertões 

OS SERTÕES
2ª Edição

EUCLIDES DA CUNHA

Considerado um livro clássico para entender o Brasil, Os Sertões foi escrito a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha sobre a rebelião de Canudos (1896-1897), liderada por Antônio Conselheiro e duramente reprimida pelas tropas da República. O Saci aparece na segunda parte da obra intitulada “O Homem”: “Os sacis diabólicos, de barrete vermelho à cabeça, assaltando o viandante retardatário, nas noites aziagas das sextas-feiras”.

Para conhecer sobre outros mitos brasileiros 

Capa do Livro Baré

BARÉ: POVO DO RIO
MARINA HERRERO E ULYSSES FERNANDES

Curupira, Juruparí, Poronominare e outras lendas das comunidades da etnia Baré são contadadas nesse livro. O projeto contempla uma região com uma forte desestruturação social, que tem sofrido inúmeras pressões desde a chegada dos europeus até a mais recente invasão de garimpeiros, e que chama a atenção pela dramática taxa de suicídios entre sua população jovem. O devastador processo de aculturação implica a perda dos saberes tradicionais, a tradição oral e técnicas artísticas de grande valor, levando as populações indígenas a se sentirem desvalorizadas e negarem sua identidade indígena. 

Para ler sobre mitos de todos os cantos do mundo

MITOLOGIA:
Um guia dos mundos imaginários

CHRISTOPHER DELL

Cada cultura tem seus próprios mitos e neste compêndio estão reunidas algumas das lendas mais duradouras da humanidade. São histórias de todos os cantos, provenientes das mitologias judaico-cristã, grega, romana, egípcia, hindu, aborígine australiana, mesopotâmica, chinesa, japonesa, coreana, celta e americanas, abordando a criação do mundo, os amores eternos, deuses e heróis, monstros terríveis, a vida após a morte e o submundo. O autor mostra como muitos mitos compartilham padrões em comum e como a imaginação humana, em toda a sua diversidade, vem se expressando através dos tempos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.