Orientações para o acolhimento de pessoas transexuais e travestis no Programa Sesc de Esportes

21/12/2023

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Resumo
O Sesc conta com um conjunto de múltiplas linguagens e influências do acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade e ao turismo social. Dentro desta seara, o esporte é adotado como uma das estratégias de promoção do processo educativo não formal nas ações institucionais, fazendo parte das atividades diárias oferecidas aos seus frequentadores em todo o país. Partindo da premissa institucional de fomentar a convivência, o respeito, o protagonismo e a aceitação da legitimidade da diferença, bem como propiciar um local de acolhimento seguro aos diversos públicos, faz-se necessária a inclusão das pessoas transexuais e travestis nas proposições do Programa Sesc de Esportes. O presente documento apresenta estratégias de acolhimento adequado e inclusivo, a fim de dirimir a discriminação e o preconceito. São proposições como o mapeamento de grupos, a sensibilização, a dialogicidade com o território, as mediações e as ações educativas através do esporte.
Palavras-chave: Acesso. Legitimidade. Esporte. Dialogicidade.

Palavras-chave: Atividade Física. Diversidade. Discriminação. Estereótipo. Preconceito.

Abstract
Sesc has a set of multiple languages and influences of access to culture,
sports, health, child and youth development, the elderly and social
tourism. Within this area, sport is adopted as one of the strategies for
promoting the non-formal educational process in institutional actions,
forming part of the daily activities offered to its visitors throughout the
country. Based on the institutional premise of fostering coexistence, respect,
protagonism and acceptance of the legitimacy of difference, as well
as providing a safe place to welcome different audiences, it is necessary
to include transgender people and transvestites in the proposals of the
Sesc Sports Program. This document presents adequate and inclusive reception
strategies, in order to resolve discrimination and prejudice. Propositions
such as the mapping of groups, awareness, dialogicity with the
territory, mediations and educational actions through sport.

Keywords: Access. Legitimacy. Sport. Dialogicity.

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