Outras Independências

11/07/2022

Compartilhe:

Comemorar significa recordar juntos. Recordar quer dizer “chamar de volta ao coração”, “trazer de volta ao coração”. Vista às margens do Ipiranga, a Independência concebeu a ideia de Império e manteve a unidade da América portuguesa, um meio eficaz de concentrar poder, garantir a ordem social e preservar a escravidão – criou a matriz de configuração do Estado brasileiro.

Os anos da Independência, contudo, foram de crise e de forte movimentação política – fartos em complexidade e contradições. Narram o difícil percurso de uma idéia de país buscando tornar-se realidade, no longínquo século XIX.

E contam algo sobre o brasileiro que um dia já fomos – ou, poderíamos ser. Todos nós podemos interrogar o passado para compreender o brasileiro que somos – ou refletir sobre o seu contrário.

A história não está escrita nas estrelas e as lembranças desses anos talvez ajudem a clarear as escolhas para os dias que correm.

Vale à pena recordar os anos da Independência. Para tentar entender a nós mesmos, hoje, no Brasil.

O Seminário Diversos 22: “A outra Independência” em três dias destacará o cenário brasileiro do século XIX com suas tensões e contradições e para isso reunirá artistas, pensadores e pesquisadores, como Cidinha da Silva, Daniel Munduruku, Lilia Moritz Schwarcz, Zélia Duncan, entre outros.

Para se inscrever, é só clicar: A outra Independência

Sobre o projeto Diversos 22

Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo, com o objetivo de marcar um arco temporal que evoca celebrações e reflexões de naturezas diferentes, mas integradas e em diálogo, acerca dos projetos, memórias e conexões relativos à efeméride, no sentido de discuti-los, aprofundá-los e ressignificá-los, em face dos desafios apresentados no tempo presente. A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.