OVNIs em Iporanga

06/10/2022

Compartilhe:

Iporanga está localizada no Vale do Ribeira, sul de são Paulo, numa região montanhosa e com grandes riquezas minerais. Área de Mata Atlântica que encanta qualquer um que a visite. Principalmente por conter piscinas naturais, cachoeiras, vales, cavernas e grutas. No vocabulário tupi, Iporanga significa “rio bonito”.

A cidade também se destaca pelos mistérios e lendas que envolvem o aparecimento de algumas criaturas incomuns e inusitadas que são observadas pelos moradores e turistas que visitam o local. Para vocês terem ideia, segundo os dados do site “Portal UFO”, há histórias desde os anos 40, mas durante a década de 90, os números de relatos sobre avistamento de OVNIS, vêm correndo com uma certa regularidade.

Há muitas histórias e relatos sobre o assunto. Tudo que não sabemos por completo principalmente quando se trata de algo desconhecido, sempre será um mistério. Dona Antônia, que já visitou a cidade por muitos anos conta que em sua última visita a Iporanga estava fazendo uma trilha e acabou escutando um barulho estranho. Parou, observou o local e não viu nada.

Continuou seguindo seu percurso e novamente ouviu o mesmo barulho, seguido de um leve tremor no chão e uma neblina bem leve começou a se formar. Dona Antônia, achando aquilo tudo muito esquisito, começa a ficar assustada, já que estava sozinha no local. Ao olhar para o céu, viu um feixe de luz em sua direção, como se algo quisesse se comunicar ou até mesmo aterrissar. Segundo ela, esse feixe permaneceu no céu por exatamente uns 15 minutos. E logo, o feixe a neblina e até mesmo o tremor sumiu, como se nada havia acontecido. Chegando ao final da trilha, perguntou as pessoas e colegas que estavam por lá se alguém havia percebido algo. E como já podemos imaginar, ninguém viu ou sentiu absolutamente nada. E assim seguimos com mais um mistério e sem saber o que de fato acontecerá ali.

Conto “OVNIs em Iporanga” | Ilustrações por Sávio Soares.

*Esse conteúdo editorial faz parte da série online “Histórias Míticas do Vale do Ribeira” que integra a programação especial em comemoração aos 100 anos do prédio histórico do Sesc Registro, nominado “KKKK”, como ficou conhecido o conjunto arquitetônico instalado em 1922 pela Companhia Ultramarina de Desenvolvimento (de cujo nome em japonês -Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha- deriva a sigla dos quatro Ks). No canal do YouTube do Sesc, o público também pode acompanhar o processo de criação das ilustrações pelo artista Sávio Soares. Além de lendas e causos populares que povoam o universo da cultura tradicional regional, as publicações trazem também crônicas sobre locais, acontecimentos, paisagens e personagens históricos do Vale do Ribeira.

Acesse a playlist da série no YouTube.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.