PALAVRAS EM FESTA | Sesc SP participa da 26ª Bienal do Livro

30/06/2022

Compartilhe:
 Leia a edição de julho/22 da Revista E na íntegra

BIENAL DO LIVRO, MAIOR EVENTO LITERÁRIO DO PAÍS, QUE ACONTECE ENTRE 2 E 10/7, CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DO SESC SÃO PAULO EM LANÇAMENTOS E ATIVIDADES

Após um hiato de quatro anos, por conta da pandemia, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está de volta: sua 26ª edição será realizada de 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte. O Sesc São Paulo é parceiro cultural da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que promove o evento, e participa da retomada presencial do maior evento literário do país, com atividades previstas em três espaços: o estande das Edições Sesc São Paulo, o Salão de Ideias e duas unidades móveis do BiblioSesc (Praça de Histórias e Praça da Palavra). 

“A programação cultural do Sesc São Paulo na 26ª Bienal do Livro tem como base reflexões e pesquisas realizadas pelas equipes técnicas e gerências especializadas da instituição, às quais se somaram contribuições de Portugal, país homenageado deste ano, e referências do campo editorial, como novas publicações, autores e temáticas em evidência”, destaca o curador Francis Manzoni, coordenador editorial das Edições Sesc São Paulo e coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da CBL.

Sob o tema Você sai melhor do que entrou, a nova edição vai enfatizar o poder transformador da leitura e, para instigar o público, espera receber 300 escritores brasileiros e 30 estrangeiros. Em seu estande, as Edições Sesc São Paulo trarão discussões sobre o centenário da Semana de Arte Moderna e assuntos como racismo, colonialismo, games, cultura e sexualidade, com a presença de Rita von Hunty, Ferréz e Katú Mirim, entre outros.

Alguns dos lançamentos das Edições Sesc SP durante a Bienal do Livro 2022. Foto: Divulgaçao.
Alguns dos lançamentos das Edições Sesc SP durante a Bienal do Livro 2022. Foto: Divulgaçao.

No Salão de Ideias, serão realizadas 19 mesas de debate sobre as conexões entre as literaturas do Brasil e de Portugal, tropicalismo, Amazônia, memória da escravidão, mulheres no mercado de trabalho, ciência, arte e corpo. “Para dialogar com os escritores [como Valter Hugo Mãe, Ailton Krenak e Laurentino Gomes], traremos personalidades do campo das artes e das ideias que poderão abordar questões relacionadas ao meio ambiente, à situação indígena, às negritudes, à representatividade LGBTQIA+, à acessibilidade, ao bicentenário da Independência e à Semana de 1922”, cita Manzoni.

Já na Praça de Histórias e na Praça da Palavra, o visitante encontrará contação de histórias, saraus, batalhas de rimas, bate-papos, espetáculos de música e exibição de filmes. “Essas programações têm como conceito principal o universo infantil, juvenil e jovem adulto, passando por temáticas ligadas à produção literária atual, às demandas de gênero, à cultura geek-pop e às manifestações artísticas periféricas, entre outras”, afirma André Dias, assistente de literatura na Gerência de Ação Cultural do Sesc SP, que divide a curadoria do Salão de Ideias com Manzoni.

Confira a programação completa e mais informações. Atenção: quem apresentar a Credencial Plena do Sesc e um documento com foto terá gratuidade no ingresso).

A EDIÇÃO DE JULHO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, quando o Sesc São Paulo promove mais uma edição do FestA! – Festival de Aprender, celebramos a ludicidade dos jogos analógicos e revelamos que, apesar do surgimento de novas tecnologias, eles atravessam gerações, atualizando-se em temas e formatos, incorporando narrativas inovadoras e estimulando o aprendizado. Nossa reportagem principal prova que o jogar, ato que perpassa todas as fases da vida, compõe uma importante parte da existência humana e contribui para o exercício da socialização e o amadurecimento de nossa criatividade.

Além dessa reportagem, a Revista E de julho traz outros conteúdos: um texto que convida o leitor a uma imersão na Trilha do Sentir, passeio sensorial e acessível em meio à restinga, na Reserva Natural Sesc Bertioga; uma entrevista com o professor e pesquisador Fernando José de Almeida sobre caminhos para a educação na era digital; um depoimento do diretor mineiro Gabriel Villela sobre dramaturgia, direção e seus 30 anos de casamento com o teatro; um passeio fotográfico pelas obras da exposição, em cartaz no Sesc Bom Retiro, que celebra as experimentações do artista Penna Prearo; um perfil de Yara Bernette (1920-2002), um dos grandes nomes brasileiros do piano no século XX; um encontro com Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital que defende não haver mais divisão entre vida on e offline; um roteiro por 5 passeios divertidos e educativos nas unidades do Sesc SP para fazer com a criançada no mês das férias; quatro poesias inéditas assinadas assinadas pelo artista Ricardo Aleixo; e dois artigos, assinados por Sueli Angelo Furlan e Thaise Costa Guzzatti, que refletem sobre o Turismo de Base Comunitária.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.