Ações do projeto Juventudes em Foco estimulam protagonismo dos jovens

28/02/2023

Compartilhe:

Programação oferece encontros e debates que refletem os anseios e dilemas das juventudes, estimulando seu protagonismo  

Leia a edição de março/23 da Revista E na íntegra

Reconhecer a potência criativa dos jovens e estimular sua capacidade de mobilização e engajamento social são os objetivos do Juventudes em Foco. Durante o mês de março, a ação do Sesc São Paulo propõe dezenas de atividades que valorizam as juventudes como agentes centrais de transformação sociocultural.

Com o tema Reconhecimento de direitos, a edição deste ano celebra uma década da assinatura do Estatuto da Juventude, dispositivo legal criado para conscientizar sobre o respeito à diversidade dos jovens, sem discriminações, e sobre o direito desses cidadãos a ter amplo acesso a uma vida segura e à participação social e política.  De acordo com Ana Cristina de Souza, assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, as ações do Juventudes em Foco partem das distintas realidades juvenis e, com isso, “ampliam os processos de organização, participação social e política das juventudes, gerando apontamentos de caminhos para suas trajetórias de vida e de reconhecimento da importância do protagonismo dos jovens em pautas que contribuam para a garantia dos seus direitos e para o desenvolvimento do país”.

Durante este mês, unidades do Sesc São Paulo oferecem atividades gratuitas que ecoam questões das juventudes impactadas pelas relações com o contexto social e com os territórios em que estão inseridas. Entre os destaques da programação, um debate no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo sobre direito à segurança e violência religiosa e acadêmica contra a juventude negra; um encontro na unidade de Catanduva que faz um panorama sobre os direitos das juventudes, discutindo a diferença entre sonhar e sobreviver como jovem no Brasil; uma roda de conversa em Itaquera que relaciona gênero e esporte para refletir sobre construção de identidade e direito à cidade, ao corpo e ao lazer; e um bate-papo no Sesc Pompeia em que Audino Vilão, Laura Sabino, Chavoso da USP e Jaci Guarani discutem as políticas públicas e o acesso dos jovens à educação.

Conheça a programação completa.

A EDIÇÃO DE MARÇO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de MARÇO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.