PEZINHOS NA ESTRADA | Viaje com a 10ª edição do “Oba! Férias!”

31/12/2022

Compartilhe:
Leia a edição de janeiro/23 da Revista E na íntegra

Já pensou no que as crianças podem fazer durante as férias escolares? Que tal aproveitar o mês de janeiro na praia com uma oficina de esculturas na areia? Quem sabe passar um dia no meio da Mata Atlântica fazendo trilhas em família e conhecendo práticas de sustentabilidade? Ou ainda desbravar a capital paulista, construindo memórias a partir de redescobertas no próprio bairro? Durante o Oba! Férias!, o Sesc São Paulo realiza 30 atividades para crianças que desejam conhecer novos lugares ou enxergar os mesmos espaços com outros olhares. Entre os dias 8 e 31/1, 23 unidades do Sesc na capital, litoral e interior promovem circuitos a pé, passeios de um dia e oficinas que estimulam a cultura de viagem. Segundo Mayra Vergotti, assistente do Núcleo de Turismo Social do Sesc São Paulo, as atividades realizadas pelo projeto se baseiam numa proposta que alia ludicidade à educação.

O Oba! Férias! chega à sua décima edição com a intenção de engajar maior participação das crianças com suas famílias em atividades turísticas e, assim, promover experiências que ajudem na criação de repertórios e memórias afetivas para a formação das crianças, de forma divertida e pedagógica.
Mayra Vergotti, assistente do Núcleo de Turismo Social do Sesc São Paulo

Entre os destaques da programação estão passeios de um dia à Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP); ao Sítio Olho D’Água, em Mogi das Cruzes (SP), que adota práticas sustentáveis; ao Centro Paulus, em Parelheiros, que fica numa área de proteção ambiental na zona sul de São Paulo; e ao Museu Aberto de Astronomia, em Campinas (SP), além de oficinas de caderno de viagem, monóculos e estamparia. Os bate-papos e oficinas são gratuitos, enquanto os circuitos a pé e os passeios com transporte são pagos (crianças até 6 anos são isentas e as de 7 a 12 anos pagam meia), necessitam de inscrição prévia e incluem guia e mediadores. Conheça todos os detalhes: sescsp.org.br/obaferias

A EDIÇÃO DE JANEIRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

No mês em que acontece o Sesc Verão 2023, discutimos a relação entre as tecnologias e a prática físico-esportiva. A reportagem principal desta edição defende que usar o tempo livre para atividades que não movimentam o corpo favorece o sedentarismo, além de elevar o risco de doenças crônicas. No entanto, o texto também aponta que, quando utilizado de maneira equilibrada, o tempo em frente às telas pode motivar a prática de atividades físicas, por meio do uso de aplicativos e aparelhos que medem frequência cardíaca, gasto calórico, qualidade do sono, entre outros indicadores.

Além disso, a Revista E de janeiro/23 traz outros conteúdos: uma reportagem que percorre os caminhos de gestação de uma obra literária, desde o surgimento da ideia original até chegar à mão dos leitores; uma entrevista com a escritora cubana Teresa Cárdenas, que conta sobre sua relação com a literatura brasileira, seu processo criativo e revela de que forma os antepassados guiam sua escrita; um depoimento com a cantora e compositora Ellen Oléria sobre música, teatro e afrofuturismo; um passeio visual por imagens que celebram o universo feminino indígena no universo das artes visuais; um perfil da médica Nise da Silveira (1905-1999), pioneira na humanização do atendimento psiquiátrico por meio da arte; um encontro com o jornalista Tiago Rogero, criador do projeto Querino, que fala sobre popularização de podcasts e luta antirracista no Brasil; um roteiro nostálgico pelas miudezas arquitetônicas de São Paulo, em celebração aos 469 anos da capital paulista; um conto inédito da escritora Natalia Timerman; e dois artigos que discutem a relação entre envelhecimento e inclusão digital.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JANEIRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.