Playlist Astrosônica | A inquietação transformadora de Virgem

23/08/2022

Compartilhe:

Mariana da Matta*

A série de playlists Astrosônica apresenta seleções musicais baseadas nos signos do Zodíaco. Cada volume aborda um dos doze signos e apresenta doze faixas de artistas por ele regidas e regidos. Além disso, a curadoria parte da leitura poética sobre o Zodíaco para selecionar faixas que representam aspectos simbólicos de cada signo, seja pela melodia ou pelas letras.

A jornada simbólica do Zodíaco chega ao meio do caminho sob o olhar atento de Virgem, o signo de terra e de natureza mutável. Inquietação e transformação movem-no para diversas direções. De forma prática, as mãos virginianas sintetizam e ordenam a complexidade da realidade. Tecem relações entre elementos e compartilham os resultados a fim de contribuir com a alimentação da vida. Alquimia caótica e singela ao mesmo tempo – assim opera o fértil Virgem.

Sempre querendo começar algo novo, Virgem dança inquieto com Michael Jackson e, impulsionado pela curiosidade prática, cria engenhocas artesanais para otimizar o cotidiano. Munido de ralador e peneira, transforma o alimento na roça de Verequete, da mesma forma que faz com os diversos campos do conhecimento nos quais se enterra, para misturá-los e devolvê-los ao mundo. Em movimento constante, segue Vinte Léguas balançando o coração sem deixar de questionar a própria forma de viver, como Tango. Racional com um pé no mistério, o signo alquímico reconhece o sagrado na natureza e a ela se junta em processos de cura, como na música espiritual de Mateus Aleluia e Alice Coltrane. Virgem é fértil e, junto de Marina Lima, gesta o mundo desde uma posição autônoma, mas sem deixar de querer contribuir com o bem estar dos outros, como canta Van Morrison. Classifica e cataloga elementos, sejam eles signos com Beyoncé ou caixas de mudança com Loudon Wainwright. São as transformações que conduzem o ritmo virginiano, sempre variando a forma de ser e estar no mundo, tal qual a Vida de Artista de Itamar Assumpção.

Quer conhecer as demais playlists já lançadas? Clica aqui

Ouça a playlist Astrosônica | Virgem

SPOTIFY

DEEZER

5 Curiosidades que regem a Astrosônica de Virgem


* Mariana da Matta é artista visual, designer gráfica, terapeuta integrativa e editora do selo de publicação independente Sismo. Vê a vida de maneira interconectada e pesquisa processos criativos transdisciplinares. Virginiana com ascendente em escorpião, caminha com coração selvagem e cultiva plantas, playlists e planos para o Bem Viver. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.