Ancestralidade, intimidade e sonho. Chegou a Astrosônica do signo de Câncer!

22/06/2022

Compartilhe:

Mariana da Matta*

A série de playlists Astrosônica apresenta seleções musicais baseadas nos signos do Zodíaco. Cada volume aborda um dos doze signos e apresenta doze faixas de artistas por ele regidas e regidos. Além disso, a curadoria parte da leitura poética sobre o Zodíaco para selecionar faixas que representam aspectos simbólicos de cada signo, seja pela melodia ou pelas letras.

Após ventos geminianos, o Zodíaco é banhado por Câncer, o signo do elemento água e de natureza cardinal, isto é, com a ação dos inícios. Todo nascimento é precedido por uma germinação, e é o signo do caranguejo que cuida desse momento, atento à fermentação e à proteção do porvir. Traz no interior de sua concha a memória e a história, mas também o sonho. Navega em conexões afetivas, ora acolhendo, ora se recolhendo, tal qual um caranguejo-eremita.

Vindo de longe, Câncer caminha Sete Léguas a partir de sua ancestralidade, escondendo na mala sonhos em espera. Regido pela Lua, sente as emoções oscilando junto com suas fases. Gilberto Gil reforça que precisamos ver o luar – melhor ainda se for na companhia de um afeto, registrado para a memória fotográfica como nos versos de Liniker. Apegado ao passado e às coisas materiais, será que o caranguejo vai virar bolor ao se recolher? Talvez, visto que o interior de sua concha é úmido e escuro como a noite, porém, o ambiente ideal para fermentar e imaginar sonhos. Mas calma que a alvorada chega, conforta Amelinha. Então de dentro da concha sai Baby do Brasil para enaltecer as virtudes do cuidado. Vale a pena esperar e desaguar em um desabafo cantado. Câncer tem origem nas raízes familiares e, por mais que passe um tempo recluso em si, sabe, como John Holt, que ninguém é uma ilha. Assim, o signo aquático se junta à Mercedes Sosa no cultivo de comunidades tradicionais que cuidam de si, protegem as sementes do passado e irrigam as plantações para o futuro.

Quer conhecer as demais playlists já lançadas? Clica aqui

Ouça a playlist Astrosônica | Câncer

SPOTIFY

DEEZER

5 Curiosidades que regem a Astrosônica de Câncer


*Mariana da Matta é artista visual, designer gráfica, terapeuta integrativa e editora do selo de publicação independente Sismo. Vê a vida de maneira interconectada e pesquisa processos criativos transdisciplinares. Virginiana com ascendente em escorpião, caminha com coração selvagem e cultiva plantas, playlists e planos para o Bem Viver.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.