Políticas públicas para cuidadoras e cuidadores de crianças na primeira infância

01/02/2022

Compartilhe:

O cuidado tem um caráter imperativo na primeira infância, no sentido de colaborar para o desenvolvimento pleno e o bem viver de bebês e crianças. Além disso, não se coloca somente na esfera de escolhas individuais de cuidadoras e cuidadores, mas requer fatores que propiciem concretizar o ato de cuidar, pois as condições psíquicas, sociais, sanitárias e econômicas são importantes e afetam a qualidade do cuidado, principalmente diante de situações de intensas desigualdades.

Diante disso, a ação Cuidar de Quem Cuida chega à sua 4ª edição com o tema Exercícios do Cuidar na Primeira Infância – Políticas Públicas, e pretende ampliar o alcance das perspectivas democráticas e cidadãs como dimensões qualitativas do cuidar por meio de uma visão transversal e multidisciplinar de políticas públicas.

Desta maneira, coloca-se em pauta a articulação solidária entre decisões, iniciativas, saberes e experiências de diferentes atores públicos e privados, diversos setores e instituições, movimentos sociais, grupos de interesse, meios de comunicação, entre outros, que possam garantir condições de vida saudável e qualidade no ato de cuidar para cuidadoras e cuidadores.

Por meio de oficinas, apresentações e bate-papos, a ação, que acontece de setembro de 2021 a março de 2022, nas redes digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades, traz questões relacionadas às práticas que já estão, ou não, na pauta coletiva, e que impactam de maneira direta, ou indireta, a vida de cuidadoras e cuidadores de crianças da primeira infância, além de propor a construção de questões no sentido de suas possibilidades de revisão e ampliação, inclusive, diante do contexto pandêmico e pós-pandêmico.

Dando início ao assunto, no canal do Youtube do Sesc São Paulo, no dia 2 de setembro, aconteceu o bate-papo online e ao vivo com Vital Didonet, mestre em educação, especialista em educação infantil, atuante na área das políticas públicas de educação no Brasil e América Latina, e da Rede Nacional da Primeira Infância; e Heloísa Helena Barbeiro, arquiteta urbanista, mãe do Francisco e da Rita e idealizadora da Engatinhada Urbana, coletivo de pais, mães, cuidadoras e cuidadores. A mediação é de Rosana Abrunhosa, educadora física, cursada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo e mãe da Julia. Assista:

———————————————————————————-

Cuidar de Quem Cuida é uma ação realizada pelo Sesc São Paulo desde 2018 e, atualmente, tem duração de sete meses, entre setembro e março. O objetivo é sensibilizar e inspirar pessoas, comunidades e instituições sobre assuntos relativos aos cuidadores e cuidadoras de bebês e crianças de 0 a 6 anos e as implicações do ato de cuidar.

As temáticas acolhem assuntos transversais referentes às diversas realidades do cenário contemporâneo, trazendo ao debate contextos e construções sociais para serem revisitados. Na 1ª edição (2018/2019), o tema Paternidades foi o norteador das reflexões. Na 2ª edição (2019/2020), foi escolhido o tema Maternidades. A 3ª edição (2020/2021) trouxe como tema Redes de apoio e cuidados que, em decorrência da complexa realidade da pandemia COVID-19, contou com a produção de conteúdos online, assim como a 4ª edição (2021/2022), Exercícios do Cuidar na Primeira Infância – Políticas Públicas.

Veja mais sobre o assunto aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.