Processo criativo “Uma Leitura dos Búzios”

05/10/2022

Compartilhe:

Em julho de 2022, o Sesc São Paulo abriu inscrições para o processo de criação de um espetáculo de teatro musical sobre a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. A proposta, criada pelo Sesc São Paulo, com direção de Márcio Meirelles, tem o intuito de promover uma discussão a respeito do levante histórico baiano, por meio de temas como o racismo e o apagamento da história do povo negro no Brasil, da democracia e das desigualdades sociais.

As 120 pessoas selecionadas foram divididas em 4 grupos e, entre 16 e 26 de agosto, participaram de oficinas, conduzidas por Alysson Bruno (percussão), Roberta Estrela D’Alva (voz e gesto), Eliseu Correa (dança urbana) e Tainara Cerqueira (dança afro).

Todas as oficinas foram acompanhadas pelo diretor e equipe. A partir dessas atividades, foram selecionados integrantes do futuro elenco do espetáculo “Uma Leitura dos Búzios”, com estreia prevista para novembro de 2022, no Teatro Antunes Filho, do Sesc Vila Mariana.

No acolhimento do grupo selecionado para a primeira etapa, os participantes foram recebidos pelo diretor, Marcio Meirelles, encenador, dramaturgo e criador do Bando de Teatro Olodum, e tiveram um primeiro contato com a história e o tema do espetáculo. Neste dia, eles também iniciaram uma série de vivências com danças e musicalidades afro-brasileiras, que farão parte da montagem.

Depois das oficinas concluídas e da seleção do elenco, o projeto “Uma Leitura dos Búzios” deu início ao processo de montagem do espetáculo, com laboratório de criação e ensaios.

Nesta fase, os participantes do processo de seleção começaram a tomar contato com o texto da dramaturga Monica Santana, além de iniciarem preparação de elenco com os oficineiros, começando pelas oficinas de corpo e voz com Roberta Estrela D’Alva e dança afro com Tainara Cerqueira. Neste momento, integrantes do elenco convidado pelo diretor juntaram-se ao grupo.


Para ingressos e mais informações sobre o espetáculo, acesse www.sescsp.org.br/umaleituradosbuzios

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.