Programação Do Peito ao Prato 2022

30/07/2022

Compartilhe:

Realizado pelo Sesc São Paulo, o projeto Do Peito ao Prato aborda na sua quarta edição a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida adulta. A programação online e presencial ocorre concomitante à Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto. 

Atividades on-line 

Bate-papo: Redes de apoio à amamentação: do nascimento ao retorno ao trabalho  

Criar condições favoráveis ao aleitamento materno é uma tarefa que pode ser compartilhada e apoiada pela comunidade. Nesse bate-papo, a nutricionista Shirlei Tessarini abordará algumas dúvidas mais comuns sobre as práticas ligadas à amamentação, bem como as redes de apoio em todo o seu ciclo. Serão abordados temas como técnicas para coletar e armazenar o leite materno, como amamentar no retorno ao trabalho, a importância dos bancos de leite no apoio às mães. 

Com Shirlei Tessarini, nutricionista, pós-graduada pela Faculdades Integradas Coração de Jesus e mestra no ensino em ciências de saúde. É docente em cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Anhanguera. Implantou e coordenou dois bancos de leite humanos no município de Santo André.  

1/8, segunda, das 17h às 18h 

Plataforma Zoom. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

Bate-papo: Virei vovó, e agora!  

Diálogo sobre a alimentação de crianças de até 2 anos de idade, para fortalecer a rede de apoio familiar e diminuir os conflitos de saberes intergeracionais nessa fase tão importante de aleitamento exclusivo e de introdução alimentar dos bebês.

Com Viviane Laudelino Vieira, nutricionista, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP na área de nutrição infantil; supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da FSP/USP; responsável por atendimento de gestantes, bebês e mães com foco como na amamentação e introdução alimentar complementar. 
2/8, terça, das 15h às 17h e das 19h às 21h 

Plataforma Zoom. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

Bate-papo: Os desafios do aleitamento materno e a importância da escolha do pediatra 
Atividade sobre a importância da procura de um pediatra antes do nascimento do bebê, alinhando as expectativas da família quanto às práticas do aleitamento. A atividade abordará, ainda, os benefícios, desafios, opções, idealização versus realidade e outros aspectos envolvidos nesse complexo e importante momento da amamentação.  

Com Ana Paula Moraes Figueiredo é médica, membro titular de pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatra e proprietária da clínica Cuidado Ampliado. 

Isa Crivellaro é fonoaudióloga com graduação e pós-graduação pela FMUSP, consultora internacional em amamentação pelo Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação (IBCLC). 

Mediação de Ariane Feltrin Pasuld, mãe e nutricionista do Sesc Santos. Mestranda em saúde na comunidade pela Unifesp e especialista em gastronomia. Coordena o curso de Gastronomia da ETEC  e ministra aulas de alimentação infantil. Membro do CRSAN e apoiadora de vertentes sobre o tema aleitamento na região, como o Amamenta Santos e o Disk amamentação. 
3/8, quarta, das 10h30 às 11h30 
Plataforma Zoom. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

Bate-papo: Mulher negra e aleitamento materno 
Para mostrar como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) dialoga com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), vamos destacar como o racismo, o sexismo e a misoginia são determinantes sociais da saúde. Num contexto discriminatório, o período da gestação, parto, puerpério e amamentação, conforme o pertencimento da mulher a um grupo populacional, resulta em morbidade e até mortalidade desiguais e, principalmente, preveníveis. 

Com Isabel Cruz, enfermeira, mestre e doutora. Professora titular da UFF. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra, atuando na formulação e implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra junto ao Ministério da Saúde e outros órgãos. Especialista em planejamento, implementação e gestão de educação a distância, criou o curso Saúde da População Negra para a Universidade Aberta do SUS (UMA-SUS). 
4/8, quinta, das 16h às 17h30 
Plataforma Zoom. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

Podcast: Amamentação continuada: ainda sai leite? 
Nessa conversa, dialogaremos sobre como os benefícios do amamentar vão além da nutrição. É também um processo que resulta em uma interação profunda com o bebê. Marina, Jeniffer e Michelle compartilharão informações, dúvidas e experiências sobre a escolha e possibilidade por dar leite do peito por mais tempo. 
Com Marina Martins é mãe, enfermeira, especialista em aleitamento materno e cuidado materno infantil. É membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN). 

Mediação de Jeniffer Nascimento é mãe, pedagoga, desenvolve ações para primeiríssima e primeira infância, atua como Educadora de Atividades Infanto Juvenil no Sesc Itaquera. E Michelle Alves é mãe, pedagoga, especializada em Pedagogia Hospitalar, desenvolve ações para primeiríssima e primeira infância, atua como educadora infanto juvenil no Sesc Itaquera, no programa Espaço de Brincar. 
4 e 5/8, quinta e sexta, das 17h às 17h30 
Youtube do Sesc Itaquera. Livre. Grátis. 

Live: Da gestação ao colo da mamãe 
Bate-papo e orientações sobre a importância da alimentação adequada durante o período da gestação e o seu impacto na saúde da mulher e da criança por toda a vida. 
Ana Lúcia Rodrigues Barbosa Reis é nutricionista, pós-graduada em nutrição clínica e saúde da mulher pelo IPGS, pós-graduação em nutrição materno infantil na prática ortomolecular (Fapes) e formação em modulação intestinal. À frente do Nutrimãe e do Grupo de Educação e Respeito Alimentar (Gera). Idealizadora da Escolinha do Papá, curso de Introdução Alimentar. 
4/8, quinta, das 19h às 20h30 
Youtube do Sesc Interlagos. Livre. Grátis. 

Vídeo-poema: Alimentar pelo maternar: um poema sobre sabores e sentidos na primeira infância 
Bonecos em miniatura, frutas, cores, leite materno e saúde. Com imagens poéticas e cantigas, o encantamento pelas texturas, tamanhos e formas dos mais diversos alimentos vistos em proximidade ao lado de pequenos personagens. O pequeno, o miúdo, aquilo que nos fortalece. A infinidade de sabores e sentidos aguçados na primeira infância em contato com a beleza dos alimentos e do aleitamento materno. 

Genifer Gerhardt é mãe, realizadora audiovisual, escritora e bonequeira miniaturista. Tem se dedicado ao audiovisual em diferentes frentes artísticas. 
Disponível a partir de 5/8, sexta. 

Redes Sociais do Sesc Campinas, Rio Preto e Catanduva. Livre. Grátis. 

Live: Quem não dá Leite, dá Apoio 
Com Corintio Mariani Neto, Leonardo Wigg Perfeto, Keiko Teruya, Renata Oiveira Giesta 
A proposta é estimular os pais a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês, compartilhando conhecimentos para os homens conhecerem os detalhes do amamentar, assumirem tarefas e respeitarem o tempo da mãe e seus sentimentos, apoiando a lactação. Nesse bate-papo, serão abordadas as possibilidades dessas relações. 

Corintio Mariani Neto é médico pela Escola Paulista de Medicina, mestre em obstetrícia e ginecologia pela USP e doutor em tocoginecologia pela Unicamp. Docente do curso de medicina e coordenador da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Cidade de São Paulo, membro da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo, diretor técnico e coordenador científico do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Keiko Teruya é médica pela UFPR, especialização em Lactation Management Education Program pela Wellstar San Diego Lactation Program Califórnia – EUA, especialização em Saúde Pública pela Universidade Católica de Santos, mestrado e doutorado em Medicina pela USP. É pediatra do Hospital Guilherme Álvaro, membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade São Paulo de Pediatria, Comitê da Sociedade Brasileira de Pediatria, consultora da área técnica do Ministério da Saúde e revisora de periódico da Jornal de Pediatria.  

Leonardo Wigg Perfeto é médico pela UFRGS. Especializou-se em Pediatria no Hospital Universitário da UFSC e pós-graduando em homeopatia médica. Criador do e-book “Pais que Amamentam” e do perfil @paidiatra no instagram. 

Renata Oliveira Giesta é enfermeira, pós-graduada pela Unifesp. Trabalha na Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, é supervisora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros. Atua com experiência em manejo clínico do aleitamento materno, processamento e controle de qualidade do leite humano e é instrutora em cursos de consultoria de aleitamento materno. 

6/8, sábado, das 15h às 16h30 
Youtube do Sesc Belenzinho. Livre. Grátis. 

Vídeo-orientativo: Introdução alimentar para bebês em reabilitação de anomalias craniofacial 
O vídeo apresenta as diversas condições que podem afetar a capacidade de bebês que estão em reabilitação de anomalias craniofaciais para se alimentarem, com orientação sobre técnicas e práticas de inclusão do leite e dos alimentos no dia a dia. 
Fernanda Gasparini é nutricionista, mestranda pela USP. Membro do grupo de pesquisa MOD/USP em motricidade orofacial e disfagia. Especialista em fitoterapia clínica e em controle metabólico, fisiopatológico e nutricional no desportista pela Unesp. Aprimoranda em reabilitação de anomalias craniofaciais como nutricionista no HRAC/USP. 
7/8, domingo, das 10h às 10h20 

Youtube do Sesc Araraquara, Sesc Bauru e Sesc Ribeirão Preto. Livre. Grátis. 
 

Atividades presenciais 

Capital e Grande São Paulo 

SESC 24 DE MAIO 
Roda de conversa: Para mamar e comer bem – Nutrindo as redes de informação, apoio e incentivo 
Roda de conversa sobre amamentação e puerpério. O que pode ser entendido como mito e o que é comprovado cientificamente? Como lidar com as mudanças rápidas que ocorrem nessas fases importantes na vida da mãe e do bebê e como fortalecer e ser rede de apoio no momento do aleitamento até a preparação para a fase da comida sólida?  
Carla Massuia é nutricionista especialista em nutrição materno infantil e gastronomia. Acompanha a jornada alimentar de gestantes, bebês e crianças há 12 anos e atuou por mais de 10 anos em escolas públicas e privadas. Docente de cursos livres de nutrição materno infantil. 
Carla Mantovani é psicóloga com formação na área da perinatalidade, parentalidade e puerpério, atende a gestantes e puérperas em consultas individuais, além de conduzir rodas de gestantes e puérperas em consultório particular, centro de parto humanizado ou clínica multidisciplinar.  
Mila Rosa é terapeuta e consultora em aleitamento. Especialista em psicomotricidade e infância com abordagem voltada para o corpo e disposições afetivas a partir do contato em sua expressão de afeto e cuidado. Se debruça na Educação em Valores Humanos, filosofia corpórea e comportamento humano. 

4/8, quinta, das 16h às 17h30 
Espaço de Brincar. Livre. Grátis. 

Oficina: Para mamar e comer bem – Nutrindo as redes de informação, apoio e incentivo 
Oficina com demonstração de cortes, textura e apresentação de vídeos sobre introdução alimentar, discutindo o momento ideal para conduzir esse processo com a criança e formas de acompanhar e estimular o bebê nesse momento especial. Perguntas como o que comer, como identificar os sinais de fome e saciedade do bebê e qual o espaço do leite após o início da introdução alimentar serão respondidas durante o encontro. 

Carla Massuia é nutricionista especialista em nutrição materno infantil e gastronomia. Acompanha a jornada alimentar de gestantes, bebês e crianças há 12 anos e atuou por mais de 10 anos em escolas públicas e privadas. Docente de cursos livres de nutrição materno infantil. 
Dia 5/8, sexta, das 16h às 17h30 
Espaço de Brincar. Livre. Grátis. 

SESC BELENZINHO 

Vivência: Pê-efinho para bebês 
A introdução da alimentação complementar ao leite materno e a nutrição das crianças até 2 anos de idade é uma fase de descobertas, aprendizagens e muita novidade. Mas também pode trazer dúvidas e ansiedades para a família. Nesta oficina, os participantes aprenderão a elaborar refeições gostosas e saudáveis para crianças desta faixa etária, considerando cada fase de desenvolvimento.  
Juliana Bergamo Veja é mãe, nutricionista, mestre e especialista em alimentação infantil pela Unifesp. Supervisora voluntária e pesquisadora do ambulatório de TARE (transtorno alimentar restritivo evitativo) em crianças e adolescentes no IPq- HC/FMUSP. Educadora parental pela Positive Discipline Association (EUA). Autora de livros, capítulos e artigos científicos sobre nutrição infantil e comportamento alimentar.  

4/8, quinta, das 14h às 17h 
Oficina 2. Livre. Grátis. 

SESC CAMPO LIMPO 

Curso: Comida de Bebê 
O curso apresenta orientações atuais sobre alimentação infantil, abordando desde o momento que a criança está pronta para iniciar sua jornada alimentar passando por como preparar as refeições, como oferecer os alimentos de diferentes formas, texturas e métodos, como lidar com dificuldades nesse processo. Alergias, vegetarianismo e veganismo na primeira infância e divisão de responsabilidades dos responsáveis também serão tópicos abordados. 
Carla Massuia é nutricionista especialista em nutrição materno infantil e gastronomia. Acompanha a jornada alimentar de bebês e crianças há 12 anos e atuou por mais de 10 anos em escolas públicas e privadas. Docente de cursos livres de nutrição materno infantil. 

6 e 13/8, sábados, das 10h30 às 12h30 
Tenda de convivência. Grátis. Livre. 
Inscrições no local, no início da atividade. 

CINESESC 

Exibição seguida de bate-papo: De Peito Aberto  
Graziela Mantovanello, 2019, Brasil, 77 min, Documentário. 

Com Graziela Mantovanello e Flavia Estevan. Mediação de Daniela Castelan  

De Peito Aberto é um filme sobre aleitamento materno, momento de grandes transformações na vida das mães e dos bebês. O documentário de Graziela Mantoanelli conta a história de seis mães de diferentes realidades socioculturais durante os primeiros 180 dias de vida dos seus bebês, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para amamentação exclusiva. O filme capta emoções, embates e questões como o papel da mulher na sociedade atual, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas para amamentação e os interesses privados por trás do desmame precoce. Após a exibição, haverá um bate-papo. 

Graziela Mantovanelloé diretora e produtora executiva pela Deusdará Filmes. Dirigiu “De peito aberto” (2019) e “Apurando o olhar” (2018). Cocriou e atuou em “Comer o quê?” (2015) e ‘Igual” (2016). Como produtora executiva realizou três temporadas do programa “Idade mída”, para o canal futura, os filmes “À distância” (2015), “Prazeres & pecados e ódio” (2013). É mestre em saúde pública pela USP. 

Flavia Estevan é obstetriz e acupunturista. Atua como parteira em partos hospitalares e domiciliares e faz acompanhamento pré-natal e pós-parto. Atua no ambulatório de saúde das mulheres do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Trabalha pela humanização da saúde, do parto e do nascimento, participa de projetos de saúde em comunidades periféricas e escreve para a Rede Humanista de notícias em saúde. 

Daniela Castelan é psicóloga, graduanda em obstetrícia, doula e facilitadora em amamentação. Iniciou sua carreira atuando na gestão de projetos públicos e privados. Após ser mãe, realizou transição profissional com o desejo de atuar como apoiadora de mulheres em seus processos de gestação, parto, puerpério e educação na primeira infância.  

1/8, segunda, das 19h30 às 21h30 
Sala de exibição. Não recomendado para menores de 10 anos. Grátis. 

SESC GUARULHOS 

Roda de conversa: Aleitamento materno 
Atividade conduzida por profissionais especializadas em aleitamento materno do Banco de Leite Humano de Guarulhos voltada para gestantes, mães, pais, avós e outras pessoas interessadas, trará orientações sobre as práticas que favorecem o aleitamento materno e os benefícios, tanto para o bebê quanto para a mãe, da amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida. 

Rosimary Melo Alves é enfermeira, especialista em aleitamento materno, atua no Banco de Leite Humano de Guarulhos 

Raquel Pereira Coimbra é enfermeira, especialista em aleitamento materno, atua no Banco de Leite Humano de Guarulhos 
6/8, sábado, das 14h às 15h. 
Sala 3. Livre. Grátis 

Retirada de ingressos no local. 

Apresentação: Quando nasce uma mãe 

Apresentação musical em formato acústico com foco afetivo-materno. O show é composto por canções que passam pela espera do bebê, nascimento, amamentação, puerpério, brincadeiras, hora do banho, o amor nas relações, os desafios e as delícias de ter mais um ser no convívio familiar. Inclui canções dos três álbuns da artista. 

Apresentação musical em formato acústico com foco afetivo-materno. O show é composto por canções que passam pela espera do bebê, nascimento, amamentação, puerpério, brincadeiras, hora do banho, o amor nas relações, os desafios e as delícias de ter mais um ser no convívio familiar. Inclui canções dos três álbuns da artista. 

Isadora Canto é bacharel em canto popular pela FASM, fundadora do Acalanto Brasil de música na gestação e puerpério, canto-autora indicada ao Grammy, autora dos álbuns Vida de Bebê, Criança e Mãe, diretora do grupo Materna em Canto, com a missão de acolher mulheres, suas crias e seus cantos. 

6/8, sábado, das 16h às 17h 

Praça de Convivência. Livre. Grátis. 

Oficina: O que o bebê vai comer? 
Esta oficina abordará a importância da introdução alimentar adequada para a saúde dos bebês. Quando e como iniciar a introdução de novos alimentos, qual a melhor forma de prepará-los, quais as quantidades, texturas e consistências para cada fase de desenvolvimento da criança e a diferença entre alguns métodos de introdução alimentar (BLW, Participativa ou Tradicional).  

Viviane Laudelino Vieira é nutricionista, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP na área de nutrição infantil; supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da FSP/USP; responsável por atendimento de gestantes, bebês e mães com foco como na amamentação e introdução alimentar complementar. 
7/8, domingo, das 14h às 16h 
Sala 3. Livre. Grátis. 

Retirada de ingresso no local. 

SESC INTERLAGOS

Bate-papo: Recomendações alimentares para crianças brasileiras menores de dois anos  
Nesta atividade, vamos falar sobre as recomendações propostas pelo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos de Idade, publicado pelo Ministério da Saúde em 2019 e trazer informações confiáveis, comprovadas por pesquisas científicas, proporcionando reflexões para sua aplicabilidade. 
Viviane Laudelino Vieira é nutricionista, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP na área de nutrição infantil; supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da FSP/USP; responsável por atendimento de gestantes, bebês e mães com foco como na amamentação e introdução alimentar complementar. 
5/8, sexta, das 14h30 às 16h 
Sala multiuso. Livre. Grátis. 

Sem retirada de ingressos. 

Bate-papo: Amamentação: fortalecimento, apoio e educação  

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2022 tem o foco para a mobilização dos diferentes atores, como escola, empresas, instituições de saúde e sociedade, de forma geral, para o apoio à amamentação. A atividade percorrerá a importância do aleitamento materno na perspectiva individual e coletiva.  

Viviane Laudelino Vieira é nutricionista, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP na área de nutrição infantil; supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da FSP/USP; responsável por atendimento de gestantes, bebês e mães com foco como na amamentação e introdução alimentar complementar. 
6/8, sábado, das 11h às 12h30 
Sala multiuso. Livre.  
Sem retirada de ingressos.

Instalação: Cheiro de quê? Gosto de quê? Experimenta, bebê! 

Em fase de descobertas, crianças e bebês estão aptos a captar, contemplar e interagir com diferentes estímulos para o seu desenvolvimento. Um ambiente sensorial, organizado a partir da composição de diversos elementos naturais e comestíveis, a atividade é uma vivência lúdica integrada à experimentação gustativa, olfativa, sonora e visual. Onde ficam os responsáveis? Juntinho, acompanhando a curiosidade e as artes de seus bebês. 
7/8, domingo, das 13h30 às 14h30 
Sala multiuso. Livre. Grátis. 

SESC IPIRANGA 

Encontro: Desafios da amamentação no retorno ao trabalho 
Formas de planejamento que auxiliem o processo de manutenção da amamentação após o retorno ao trabalho. Bebês alimentados com leite materno têm menos chance de desenvolverem problemas de saúde e, por isso, esse momento é muito importante na vida de um recém-nascido e sua família.

Kely Carvalho é fonoaudióloga e consultora de lactação com a certificação pelo Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação (IBCLC). 

Patrícia Mariana Cocuzza é nutricionista, pós graduada em nutrição clínica pelo Ganep e em nutrição funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Possui MBA em gestão de saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista no atendimento nutricional em programas de prevenção e promoção à saúde.

6/8, sábado, das 14h às 15h30 
Sala 2. Livre. Grátis 

Retirada de ingressos na Central de Atendimento, 30 minutos antes. 
 

 SESC ITAQUERA 

Roda de conversa: Primeiras Mamadas – um compartilhar de experiências  
Convidamos as gestantes, mães e pessoas interessadas para uma roda de conversa, na qual dialogaremos e trocaremos experiências a fim de apoiarmos, incentivarmos e construirmos aprendizagens sobre o aleitamento materno. É fácil? Intuitivo? Natural? Dói? Tantas indagações fazem parte desse universo que se inicia durante a gestação.  
Edjane Mércia Ribeiro Bittencourt de Araújo é enfermeira e tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, com pós-graduação em desnutrição pela Unifesp. Atua na Assistência Primária à Saúde. 
6/8, sábado, das 14h às 15h30 
Espaço de brincar. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos na Loja, 30 minutos antes.

SESC POMPEIA

Encontro: Plantão Amamentação

Encontro com profissionais sobre aleitamento materno e sobre quando não há a possibilidade de proporcionar o leite materno para as crianças, bem sobre como lidar com essas questões e com a pressão da sociedade em relação à mãe.

Com Laís Folha Peccia é nutricionista, mestre pela FSP/USP. Atua em atendimento clínico a famílias em amamentação e alimentação complementar saudável. Colaboração em pesquisas acadêmicas sobre alimentação e nutrição.

Nina de Almeida é pediatra, sócia fundadora da Casa Curumim e do Instituto Ery. Doutora em medicina na área de desenvolvimento infantil pela Universidade de Freiburg, Alemanha. Especialista em aleitamento materno pelo International Board of Lactation Consultant Examiners. Conselheira e capacitadora em aconselhamento em amamentação pelo UNICEF/SES-SP/Ministério da Saúde. Membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Academy of Breastfeeding Medicine e associada da International Lactation Consultant Association.

Caroline Hermogenes é fonoaudióloga, com residência multiprofissional em saúde da criança pela Unifesp, mestre pela USP. Cursando especialização em Transtorno do Espectro do Autismo pelo CBI of Miami. Atua na atenção secundária da Secretaria Municipal de Saúde de SP. Tem experiência em linguagem infantil, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual, neonatologia e amamentação e interfaces da Saúde Coletiva. É consultora em amamentação, shantala e higiene natural.

Dia 3/8. Quarta, às 15h às 16h30.

Sala 1 das Oficinas. Livre.

Encontro: Plantão Amamentação

Encontro com profissionais sobre aleitamento materno e sobre quando não há a possibilidade de proporcionar o leite materno para as crianças, bem sobre como lidar com essas questões e com a pressão da sociedade em relação à mãe.

Com Laís Folha Peccia é nutricionista, mestre pela FSP/USP. Atua em atendimento clínico a famílias em amamentação e alimentação complementar saudável. Colaboração em pesquisas acadêmicas sobre alimentação e nutrição.

Caroline Hermogenes é fonoaudióloga, com residência multiprofissional em saúde da criança pela Unifesp, mestre pela USP. Cursando especialização em Transtorno do Espectro do Autismo pelo CBI of Miami. Atua na atenção secundária da Secretaria Municipal de Saúde de SP. Tem experiência em linguagem infantil, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual, neonatologia e amamentação e interfaces da Saúde Coletiva. É consultora em amamentação, shantala e higiene natural.

Maiana Rappaport é psicóloga clínica, psicanalista pelo Sedes Sapientiae. Especialista no atendimento a gestantes e mães no pós-parto. Trabalhou como psicóloga na maternidade Amparo Maternal. Professora no curso de pós-parto; amamentação e cuidados com o bebê e coordenadora da Oficina de reciclagem e atualização de vovós, na Casa Moara. Consultora do sono materno- infantil pelo IMPI/USA. Coordena o grupo de pós-parto “Conversa de mães” na Casa Curumim. 

Dia 7/8. Domingo, às 10h30 às 12h

Sala 1 das Oficinas. Livre.

Bate-papo: Um Mundo para Comer

Orientações nutricionais e, também, um momento de experimentações de diversos alimentos, explorando a experiência sensorial: textura, cheiros e gostos. Uma introdução alimentar que usa a diversidade das frutas nativas brasileira, hortaliças e legumes. 

Com Rachel Francischi é nutricionista e mestre pela Unicamp. Foi nutricionista das Nações Unidas (ONU) para América Latina e Caribe no Programa Mundial de Alimentos entre 2007 e 2012, realizando assessoria técnica e missões humanitárias a países como Haiti, Peru, Guatemala e Brasil. Nutricionista da Casa Curumim e da Casa Moara em São Paulo. 

Dia 6/8. Sábado, 10h às 11h.

Sala 1 das Oficinas. Livre.

 

SESC SANTO AMARO 

Roda de Conversa: Introdução Alimentar nos Primeiros 1000 dias de Vida da Criança 
Trocas sobre essa fase tão especial para a relação mãe/bebê e toda a família. As experiências alimentares na infância são decisivas para o ótimo crescimento e desenvolvimento infantil, a adequada formação do paladar e dos hábitos alimentares, a prevenção de infecções, o saudável desenvolvimento psíquico e de laços afetivos, e para a prevenção de doenças na idade adulta.

Rachel Francischi é nutricionista e mestre pela Unicamp. Foi nutricionista das Nações Unidas (ONU) para América Latina e Caribe no Programa Mundial de Alimentos entre 2007 e 2012, realizando assessoria técnica e missões humanitárias a países como Haiti, Peru, Guatemala e Brasil. Nutricionista da Casa Curumim e da Casa Moara em São Paulo. 
7/8, domingo, das 11h30 às 12h30 
Espaço de brincar. Livre. Grátis. 
Retirada de ingressos na Central de Atendimento, 30 minutos de antes. 

 SESC SANTO ANDRÉ 

Bate-papo: Alternativas para oferecer o leite materno na ausência da mãe 
Como oferecer leite para o lactente, na ausência da mãe, de forma segura. O bate-papo ensinará alternativas práticas, diferentes da mamadeira, para a oferta de leite e água, para manter a amamentação na ausência da mãe. Voltado às cuidadoras e lactaristas de instituições assistenciais, creches públicas e privadas da região.  
Nerli Andreassa é nutricionista, especializada em nutrição clínica em pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP e em gestão da saúde pela Faculdade Getúlio Vargas. Discente de mestrado em saúde pública. Responsável técnica do Banco de Leite Humano e Presidente da Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança do Hospital Municipal universitário de São Bernardo do Campo.  
3/8, quarta, das 10h às 12h30 
Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis. 
Retirada de ingressos no local. 

SESC SÃO CAETANO 
Oficina: Amamentação e introdução alimentar 
Criar condições favoráveis ao aleitamento materno é uma tarefa que pode ser compartilhada pela comunidade. Nessa oficina, Shirlei Tessarini parte das dúvidas mais práticas sobre a amamentação, bem como das redes de apoio à amamentação em todo o seu ciclo até a introdução de alimentos sólidos. Como coletar e armazenar o leite materno, como amamentar no retorno ao trabalho, a importância dos bancos de leite no apoio às mães e a introdução de alimentos a partir de 6 meses. 
Shirlei Tessarini é nutricionista, pós-graduada pela Faculdades Integradas Coração de Jesus e mestra no ensino em ciências de saúde. É docente em cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Anhanguera. Implantou e coordenou dois bancos de leite humanos no município de Santo André.  

6/8, sábado, das 11h às 12h30 
ETA – 20 lugares. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos, 30 minutos antes. 

Litoral 

SESC SANTOS 
Curso: Como oferecer leite para o bebê na ausência da mãe 
Por meio de uma abordagem teórica e prática, trará informações sobre formas adequadas e seguras de oferecer o leite materno para bebês, visando a manter e prolongar a amamentação, mesmo quando a mãe não está presente todo o tempo.  
Sandra Abreu é enfermeira, pós-graduada em aleitamento materno pela Unifil. Capacitada em manejo e nas dificuldades da amamentação pelo Hospital Guilherme Álvaro e em Banco de Leite Humano pelo Ministério da Saúde. Idealizadora e criadora dos “Anjos do Leite”. 
4/8, quinta, das 15h às 18h 
Auditório. Livre. Grátis. 

Inscrição a partir de 26/07, às 14h: bit.ly/sescspcurso 

Roda de conversa: Banco de leite humano: o que é? Quais serviços oferecem? Como funciona? 
Nessa roda de conversa, iremos abordar os serviços oferecidos pelo Banco de Leite Humano da região de Santos e as técnicas para ordenha de leite materno, técnicas de massagem e ordenha manual. 
Roberta M.Greghi Hernandez é médica pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro e do Ambulatório de Recém-nascido de Risco do Hospital Guilherme Álvaro. Coordenadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica – projeto Social da APM/Santos. Preceptora da Liga de Aleitamento Materno da UNILUS.  
6/8, sábado, das 10h30 às 11h30 
Auditório. Livre. Grátis. 
Inscrição a partir de 26/07, às 14h: bit.ly/sescspcurso 

Bate-papo: Exterogestação, os primeiros três meses de vida, e os desafios da amamentação 
Nesse bate-papo, será abordado o conceito e a importância da exterogestação e suas implicações no aleitamento materno, no acolhimento, no sono e na relação e vínculo entre mãe e bebê nesse período. 
Andressa Martinez é enfermeira e consultora em amamentação. Membro do GT Aleitamento Materno e do Disk Amamentação de Santos. Implantou o método mamalgesia em sala de vacinação da UBS de Santos. Criadora do método Amamentar Sem Dor que tem alcançado mães do Brasil e do exterior. 
6/8, sábado, das 15h às 16h 
Auditório. Livre. Grátis. 

Inscrição a partir de 26/07, às 14h: bit.ly/sescspcurso 

Encontro: A hora do Mamaço 

Mães e seus bebês se encontram para amamentar enquanto compartilham experiências com outras pessoas. 

Amamenta Santos é um grupo multidisciplinar que disponibiliza orientações e contatos para auxiliar as famílias na importante e desafiadora tarefa de amamentar. 

6/8, sábado, das 15h às 17h 

Foyer do teatro. Livre. Grátis.  

Oficina: Introdução Alimentar: Conhecendo o mundo dos alimentos  
Nessa oficina serão demonstradas possibilidades de como ofertar os alimentos para os bebês: cortes, consistências, técnicas de cocção e armazenamento, tudo para facilitar o dia a dia da família.  
Nathália Donato é jornalista, professora, especialista em neuroeducação, pós-graduada em cozinha profissional e técnica em nutrição. 

7/8, domingo, das 10h30 às 12h00  
Auditório. Livre. Grátis.  

Inscrição a partir de 26/07, às 14h: bit.ly/sescspcurso 

Palestra: Mulher trabalhadora que amamenta. 
A atividade aborda a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho. A partir do histórico da amamentação no Brasil, a atividade trará reflexões que poderão auxiliar nos desafios da mulher trabalhadora que amamenta. 
Eliane Selma do Valle Blanco é fonoaudióloga. Tutora do programa Mulher Trabalhadora que Amamenta e método canguru. Compõe o programa Disk Amamentação da Prefeitura Municipal de Santos, programa de auxílio-incentivo e manutenção do aleitamento materno. 
7/8, domingo, das 14h às 15h30 
Auditório. Livre. Grátis. 
Inscrição a partir de 26/07, às 14h: bit.ly/sescspcurso 

Interior 

SESC ARARAQUARA 

Bate-papo: Amamentação e introdução alimentar adequada 
A atividade vai compartilhar conhecimentos científicos atualizados sobre o leite materno e sua relação com a nutrição ideal do bebê e proteção contra infecções e processos alérgicos, além de discutir os vários benefícios para a mãe e para o desenvolvimento motor, neurológico e gastrintestinal do bebê. 

Larissa Dantas Pereira Franco Tannuri é nutricionista com especialização em fisiologia do exercício pela UFSCar e em nutrição clínica, biofuncional, ortomolecular e fitoterapia pela UniRedentor, mestre em ciências nutricionais pela Unesp. Faz parte do quadro técnico do Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura de Araraquara, no qual atua na orientação de amamentação das mães e de introdução alimentar para as equipes das creches. 

2/8, terça, das 18h30 às 20h30 
Área de Leitura. Livre. Grátis. 
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes. 

Roda de Conversa: Primeiros dias da amamentação  

O início da amamentação pode ser desafiador para muitas pessoas. Se preparar para amamentar pode fazer toda a diferença na história da família. Na roda de conversa, serão abordados assuntos como o preparo da mama, a importância do colostro e do leite materno, a pega e as posições para amamentar, a prevenção e o tratamento de fissuras mamilares, os impactos dos bicos artificiais e a importância da rede de apoio na amamentação.  
Itaiana Battoni é doula e consultora em amamentação. Certificada pelos cursos Doula pela GAMA, Capacitação em Amamentação e Tópicos Avançados em Amamentação pelo Lumos Cultural. 

3/8, quarta, das 18h30 às 20h30 
Área de Leitura. Livre. Grátis. 
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes. 

Bate-papo: Amamentação: puerpério, os desafios da volta ao trabalho e o apoio da sociedade 
O bate-papo irá abordar temas como manutenção do aleitamento na volta ao trabalho, família, escolas, creches e sociedade como apoiadores, as leis que protegem o direito ao aleitamento, a introdução alimentar precoce e o desmame, o armazenamento do leite materno, a amamentação e o puerpério.  

Cristiane Tarcinalli Moretto Raquieli é doula pela Associação Nacional de Doulas, educadora perinatal (ONG Amigas do Parto), apoiadora em aleitamento e co-fundadora do Quintal dos Bebês e do Grupo Transformação. 

Letícia Bevilaqua Soccal é psicóloga em aperfeiçoamento na área de psicologia perinatal e parental pelo Instituto Florescer, com experiência no atendimento clínico de gestantes, tentantes e puérperas. 
4/8, quinta, das 18h30 às 20h30 
Área de Leitura. Livre. Grátis. 
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes. 
 

Bate-papo: Amamentação e saúde mental  
A proposta da atividade é desenvolver o tema da amamentação à luz da psicologia corporal, refletindo sobre a necessidade do contato psíquico da mãe com seu bebê, de um apego seguro. Isso é realizado compreendendo a importância da saúde emocional neste período e a possibilidade da promoção da saúde vital e global.  
Flávia Ferreira Cabral é psicóloga, doula e pós-graduada em psicologia corporal 
reichiana pelo Instituto Raiz. Atua no atendimento clínico de psicoterapia e doulagem 
(apoio terapêutico na gestação, parto e pós-parto). É também idealizadora do Humaniza 
Espaço Terapêutico, facilitadora de grupos de apoio ao parto e pós-parto do curso de formação de doulas da Ong Bebê Bordo. 
Mariana Tezini é psicóloga clínica, especialista em psicologia corporal e em terapia de família e casal, com experiência na concepção, gestação e amamentação. 
6/8, sábado, das 14h às 15h30 
Área de Leitura. Livre.  
Retirada de ingresso no local, 10 minutos antes. 

SESC BAURU 

Oficina: Diferentes métodos de introdução alimentar para bebês.  
A introdução alimentar até os 2 anos de idade é um momento muito esperado pelos pais, porém um período de muitas dúvidas. Existem técnicas para que mães, pais e cuidadores façam esse processo de apresentação e inclusão dos alimentos na rotina de seus bebês, como o método tradicional e a introdução alimentar participativa guiada pelo bebê. 

Fernanda Gasparini é nutricionista, mestranda pela USP. Membro do grupo de pesquisa MOD/USP em motricidade orofacial e disfagia. Especialista em fitoterapia clínica e em controle metabólico, fisiopatológico e nutricional no desportista pela Unesp. Aprimoranda em reabilitação de anomalias craniofaciais como nutricionista no HRAC/USP. 
7/8, domingo, das 14h às 16h 

Sala de Múltiplo Uso 2/3. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos no local. 

SESC BIRIGUI 

Oficina: O bê-a-bá da alimentação – da gestação às primeiras colheradas 

Nesta atividade, que acontecerá em 3 encontros, a nutricionista Flávia Oliveira demonstrará o porcionamento e o preparo de alimentos de modo que atendam às necessidades nutricionais de gestantes, bebês recém-nascidos e em fase de introdução alimentar até os 2 anos de idade e mediará conversas para que as mães dividam suas dúvidas e troquem experiências.  

Flávia Oliveira é nutricionista com pós-graduação na área de nutrição clínica e nutrição materno infantil. Atua com atendimentos nutricionais em consultório para gestantes, bebês e crianças, com foco na introdução alimentar e seletividade alimentar. 

Dias 6, 13 e 20/8, sábados, das 14h às 15h 
Sala Múltiplo Uso 3. 

Não necessita retirada de ingresso. Limitado à capacidade do espaço.  

 
SESC CAMPINAS 
Oficina: Bê-a-bá da alimentação para crianças – uma perspectiva do Guia Alimentar 
Os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares da criança. A atividade abordará as recomendações alimentares desde o aleitamento materno até a introdução de outros alimentos, à luz do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, publicado pelo Ministério da Saúde em 2019.  

Karine Durães é nutricionista materno infantil com especialização em pediatria pelo Instituto da Criança da FMUSP, em fitoterapia e alimentos funcionais pela Famep e em neurociência e comportamento pela PUC. Autora do livro “Comendo Feliz”.  
Dia 6/8, sábado, das 14h às 15h30 
Sala de Atividades 4. Livre. Grátis. 

Inscrições limitadas no local. 30 minutos antes.  
 

Oficina: Jornada da amamentação: do mame ao desmame 
Na jornada da alimentação do bebê em seus primeiros anos de vida, o aleitamento materno é repleto de conquistas e desafios. Nesse encontro, a doula Giovanna Balogh abordará as boas práticas da amamentação e da ordenha, bem como o desmame gradual, o retorno ao trabalho da lactante e seus direitos trabalhistas. 

Giovanna Balogh é doula, jornalista e autora do livro infantil “O Mamá é da Mamãe”, que fala sobre o desmame gentil. Faz reportagens sobre parto, aleitamento materno e direitos das mulheres após a maternidade. 
Dia 6/8, sábado, das 16h às 17h30 
Sala de Atividades 4. Livre. Grátis. 

Inscrições limitadas no local, 30 minutos antes. 

 
SESC CATANDUVA 

Vivência: Desmame gradual e respeitoso: possibilidades para famílias  
O processo de aleitamento materno e introdução alimentar são temas de grande importância para a sociedade. Porém, pouco se fala sobre a fase do desmame. Esta atividade abordará caminhos possíveis para que as famílias possam realizar um processo do desmame de forma respeitosa e gradual. Propõe um olhar afetuoso para esse processo por meio da mediação de leitura do livro “Mamar quando o sol raiar” e “Tchau tetê”, de Fernanda Vernilo. 

Rafael Jorda é ator, contador de histórias, arte educador e diretor do Núcleo Condão, núcleo artístico da cidade de Catanduva.  
Larissa Ferreira é uma mãe apaixonada pela maternidade e engajada em ajudar outras mamães e suas famílias. Consultora materno infantil e fisioterapeuta. 

4/8, quinta, das 19h às 20h30 
Espaço de brincar. Livre. Grátis. 
Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes. 
 
SESC JUNDIAÍ 
Vivência: SOS amamentação 

Uma consultora irá conversar com mães, pais e cuidadores a respeito do aleitamento materno. Amamentar exige técnica, mas também é um a ato de amor, paciência e entrega. A mãe precisa de apoio e, principalmente, de encorajamento para passar pelos primeiros dias, uma fase de muitos desafios. 
Karina Cristina da Silva Machado é enfermeira obstetra, consultora em amamentação. Especializada em enfermagem obstetrícia e cuidado materno infantil com enfoque em amamentação. Pós-graduada em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação pelo Instituto MameBem – Faculdade ISAIB de Belo Horizonte/MG. 
3 a 7/8, quarta, sábado e domingo, das 15h às 18h 
Espaço de brincar. Livre. Grátis. 
Sem retirada de ingressos. 
 

Bate-papo: Introdução alimentar: desafios e possibilidades  
Nessa conversa, vamos abordar as fases de desenvolvimento do bebê até os dois anos de idade e da introdução alimentar, com orientações de como oferecer os alimentos, considerando suas texturas, formatos, consistências e ressaltando a importância de uma relação harmônica e responsiva durante o processo que envolve a criança. 
Beatriz Creato é nutricionista, especialista em saúde da mulher. Atua como nutricionista materno infantil na clínica Casa Humana. 
4/8, quinta, das 15h às 17h 
SMU 1. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos na Central de Atendimento, 30 minutos antes. 
 
Roda de conversa: Chá, conversa e acolhimento para mães 

Desafios emocionais da gestação e do pós-parto, abordando como o apoio e o suporte psicológico podem contribuir para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, reduzindo o risco do desmame precoce.  
Arianne Scribonne é psicóloga, bacharel em administração de empresas pela Unifieo, com MBA em Desenvolvimento de Pessoas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. 
5/8, sexta, das 15h às 17h 
SMU 1. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos na Loja Sesc, 30 minutos antes. 
 
SESC PIRACICABA 
Bate-papo: Alimentação saudável das gestantes e dos bebês 
A importância de uma alimentação adequada para a mãe desde a pré-concepção do bebê até o segundo ano de vida da criança, bem como sobre suas peculiaridades e necessidades nutricionais para um desenvolvimento e crescimento saudável do bebê e para a saúde da mãe. 
Ana Paula Sanches é nutricionista, pós-graduada em nutrição clínica e ortomolecular pela Fapes e pós-graduada em nutrição materno infantil pela Unyleya.  
4/8, quinta, das 19h às 22h 
Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

 
Exibição seguida de bate-papo: De Peito Aberto 

Graziela Mantovanello, 2019, Brasil, 77 min, Documentário 

De Peito Aberto é um filme sobre aleitamento materno, momento de grandes transformações na vida das mães e dos bebês. O documentário de Graziela Mantoanelli conta a história de seis mães de diferentes realidades socioculturais durante os primeiros 180 dias de vida dos seus bebês, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para amamentação exclusiva. O filme capta emoções, embates e questões como o papel da mulher na sociedade atual, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas para amamentação e os interesses privados por trás do desmame precoce. Após a exibição, haverá um bate-papo. 

Fernanda Borges é nutricionista, com mestrado em metabolismo e especialista em atendimento preventivo na infância pela Unicamp. 

Patrícia Olandini é psicanalista, psicóloga e coordenadora e idealizadora do projeto Sublimação – Arte e Psicanálise. 
5/8, sexta, às 19h 
Teatro. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis. 

Retirada de ingressos, 1 hora antes. 

Oficina: Descomplicando a amamentação

Amamentar pode ser uma experiência positiva de fortalecimento do vínculo da mãe com o bebê. Iremos praticar posições para amamentar, ensinar como fazer uma pega correta, além de dar dicas práticas para o início da amamentação. Também conversaremos sobre os aspectos fisiológicos e emocionais dessa fase, da importância da rede de apoio e de como evitar fatores que prejudicam a amamentação. 

Mariana Colombo é doula, fisioterapeuta e futura obstetriz. 

Adriana Somavilla é doula, consultora de amamentação e futura obstetriz. 
6/8, sábado, das 10h às 13h 
Sala de Expressão Corporal 2. Livre. Grátis. 

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

Oficina: Consultoria de amamentação

Para puérperas que estão com dificuldade na amamentação. As participantes terão uma consultoria individual. Conversaremos também sobre fatores que influenciam nesse processo, como a exterogestação (os 3 primeiros meses de vida), o choro do bebê e a desconstrução de vários mitos.  

Mariana Colombo é doula, fisioterapeuta e futura obstetriz. 

Adriana Somavilla é doula, consultora de amamentação e futura obstetriz.  

7/8, domingo, das 10h às 13h. 

Sala de Reunião 1. Grátis. Livre  

Com inscrição a partir do dia 26/7, às 14h, pelo link: inscricoes.sescsp.org.br 

 
SESC RIBEIRÃO PRETO 
Exibição: De peito aberto  
Graziela Mantovanello, 2019, Brasil, 77 min, Documentário. 

De Peito Aberto é um filme sobre aleitamento materno, momento de grandes transformações na vida das mães e dos bebês. O documentário de Graziela Mantoanelli conta a história de seis mães de diferentes realidades socioculturais durante os primeiros 180 dias de vida dos seus bebês, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para amamentação exclusiva. O filme capta emoções, embates e questões como o papel da mulher na sociedade atual, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas para amamentação e os interesses privados por trás do desmame precoce. Após a exibição, teremos um bate-papo com Helena Junqueira, psicóloga, doula e consultora em amamentação.   

5/8, sexta, das 19h às 20h30 
Quintal. Não recomendado para menores de 10 anos. Grátis. 

Retirada de ingressos, 1 hora antes. 

Bate-papo: O Amamentar   

Bate-papo sobre as questões levantadas pelo filme “De Peito Aberto” e sobre as belezas e desafios que envolvem todo o processo da amamentação.  

Helena Junqueira é psicóloga formada pela USP. Consultora em amamentação, doula e educadora perinatal. Psicoterapeuta corporal e perinatal.  

5/8, sexta, das 20h30 às 21h30 
Quintal. Livre. Grátis. 

Sem retirada de ingressos.  

Roda de conversa: Orientações e trocas sobre o Aleitamento Materno  
O aleitamento é o melhor alimento para o bebê, e a relação de mãe e filho é fortalecida por ele. A experiência de amamentar não é igualmente fácil ou prazerosa para todas as mães. Para falarmos sobre isso, convidamos todas as gestantes e as mães que recentemente deram à luz para uma conversa desmistificadora e de empoderamento das mães.  

Mariana Peppe é enfermeira obstetra e neonatal, parteira urbana e doutoranda do departamento de enfermagem em saúde pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.  

Bruna Infante é enfermeira obstetra, parteira urbana, acupunturista e analista biológica da equipe Luz do Nascer.   

6/8, sábado, das 10h às 12h 

7/8, domingo, das 10h às 12h 

Auditório. Não recomendado para menores de 14 anos. Grátis. 

Retirada de ingressos, 1 hora de antes. 

Intervenção: É tudo cria minha  
A intervenção traz o tema proposto pela Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação. Meus filhos são minhas crias, o leite é cria minha – meu corpo cria, as neuras, as inseguranças, “É tudo cria minha”. A rede de apoio, suporte e promoção ao aleitamento materno cria possibilidades para “desenrolar tudo”.  

Grupo Los Muchos realiza um trabalho que une teatro e informação por meio de uma linguagem simples, objetiva, divertida e muito mambembe, remetendo ao dramalhão circense e ao teatro de rua. 
6/8, sábado, das 11h às 11h20, das 14h às 14h20, das 15h30 às 15h50, das 17h às 17h20. Vários espaços. Livre. Grátis. 

Sem retirada de ingressos.  

 
SESC RIO PRETO 
Bate-papo: Aleitamento na primeira hora de vida 

A importância do estímulo ao aleitamento logo após o nascimento; os amplos benefícios que a prática promove às mães e bebês; dicas para incluir no plano de parto; o manejo em sala de parto; situações atípicas, prematuridade e relactação; banco de leite, entre outros. 

Talita Miranda é educadora perinatal, doula, consultora de aleitamento e terapeuta complementar. Graduada em Ciências Biológicas (Unesp), especialista em Bioética da Saúde Pública (USP) e mestre em Educação Sexual (Unesp). 
3/8, quarta, das 19h às 21h 
Sala de Múltiplo Uso. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos no local. 

A amamentação como facilitador do vínculo mãe-bebê 

O vínculo mãe-bebê corresponde às dimensões das emoções, dos sentimentos e dos comportamentos. Ele começa a se formar ainda na gestação e vai se intensificando e estabelecendo após o nascimento. A amamentação desde a primeira hora de vida estimula o contato pele a pele, a troca de olhares, o toque. Essa ligação auxilia a mãe na compreensão das demandas do bebê e, também, a desempenhar suas funções maternas com mais tranquilidade, o que promove um laço mais profundo e duradouro. 

Talyta de Sousa Lima é psicóloga perinatal com aprimoramento em psicologia e psicopatologia da perinatalidade pelo Instituto do Sedes Sapientiae. 
6/8, sábado, das 10h às 12h 
Sala de Múltiplo Uso. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos no local. 

 
 
SESC SÃO JOSE DOS CAMPOS 
Vivência: Aprendizagem alimentar: uma experiência além do prato 
A alimentação é uma habilidade aprendida, regada de desafios motores, sensoriais, comportamentais e psíquicos. Para que a criança aprenda a comer, é necessário que os cuidadores não somente conheçam as fases de desenvolvimento de cada criança, mas que façam parte integral do processo de forma amorosa e respeitosa. Na atividade, o público será convidado a participar de um circuito com quatro estações que representam os aspectos voltados para a aprendizagem alimentar: sensorial, afetivo, ocupacional e nutricional. 

Pape & Brinque trabalha na área da saúde, educação e meio ambiente, com objetivo de estimular o desenvolvimento infantil global por meio de uma relação mais harmoniosa, natural e consciente com o universo dos alimentos, com o brincar e com o planeta. 
6/8, sábado, em cinco horários: das 14h às 14h40; 14h40 às 15h20; 15h20 às 16h; 16h20 às 17h; 17h às 17h40. 
Solário. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos, 30 minutos antes. 

 
SESC SOROCABA

Exibição seguida de bate-papo: De Peito Aberto 

Graziela Mantovanello, 2019, Brasil, 77 min, Documentário. 

De Peito Aberto é um filme sobre aleitamento materno, momento de grandes transformações na vida das mães e dos bebês. O documentário de Graziela Mantoanelli conta a história de seis mães de diferentes realidades socioculturais durante os primeiros 180 dias de vida dos seus bebês, tempo recomendado pela Organização Mundial de Saúde para amamentação exclusiva. O filme capta emoções, embates e questões como o papel da mulher na sociedade atual, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas para amamentação e os interesses privados por trás do desmame precoce. Após a exibição, haverá um bate-papo. 
Carla Arruda é terapeuta ocupacional, educadora perinatal e doula. Atua na humanização do parto, nascimento e primeira infância. Idealizadora do Ishtar Sorocaba, grupo de apoio ao parto e do projeto Bem Gerar – maternidade e desenvolvimento.  
Florença Baffa é nutricionista e consultora de amamentação. Pós-graduada em nutrição materno infantil pela FMU-SP e consultora de amamentação pelo GAMA. 
3/8, quarta, das 19h às 22h. Teatro. Livre. 

Retirada de ingressos, 1 hora antes. 

Bate-papo: Alimentação durante a amamentação, o que comer e evitar  

Abordagem sobre estratégias que podem favorecer a produção do leite materno, além de orientações de como se alimentar adequadamente durante o período da amamentação e esclarecer mitos relacionados ao tema. Para os bebês, é fundamental manusear diferentes materiais, com diversas texturas. Convidamos os pequenos para produzirem a sua própria massa de modelar com ingredientes naturais. 
Florença Baffa é nutricionista e consultora de amamentação. Pós-graduada em nutrição materno infantil pela FMU-SP e consultora de amamentação pelo GAMA. 

Alan Pablo é educador do Espaço de Brincar do Sesc. 
6/8, sábado, das 10h30 às 12h 
Oficinas. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos, 30 minutos antes. 

Bate-papo: boquinha e primeiros dentinhos 

Essa atividade acontecerá em um espaço acolhedor para crianças, mães, pais e familiares. De um lado da sala, teremos um bate-papo sobre higiene bucal e primeira dentição; do outro, um delicioso espaço para crianças de 0 a 3 anos brincarem com a arte e suas sensações junto à educadora Ana Paula Migliari, desenvolvendo o manuseio de diferentes materiais e texturas, assim como fazem com o alimento. 
Daniela Tanaka é odontopediatra. 

Ana Paula Migliari é artista plástica e arte-educadora. 
13 e 27/8, sábados, das 10h30 às 12h 
Oficinas. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos, 30 minutos antes. 

Bate-papo: Eu sei amamentar? 
Abordagem sobre os mitos ligados ao aleitamento materno, os produtos que devem ser utilizados com atenção e os que podem prejudicar a amamentação, além de demonstrar a pega correta e as posições de amamentação. Para os bebês, é fundamental manusear diferentes materiais, com diversas texturas. Convidamos os pequenos para produzirem a sua própria massa de modelar com ingredientes naturais. 
Florença Baffa é nutricionista e consultora de amamentação. Pós-graduada em nutrição materno infantil pela FMU-SP e consultora de amamentação pelo GAMA. 

Alan Pablo é educador do Espaço de Brincar do Sesc. 
20/8, sábado, das 10h30 às 12h 
Oficinas. Livre. Grátis. 

Retirada de ingressos, 30 minutos antes. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.