divulgação
divulgação

A festa de Cindy

Coletivo Nas Batalhas

Gira no Flow

Pompeia

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Gratuito. Sem retirada de senhas.

Datas e horários

18/07 a 26/07

18/07 • Sábado • 16h30
19/07 • Domingo • 16h30
25/07 • Sábado • 16h30
26/07 • Domingo • 16h30
divulgação
divulgação

Um projeto cultural que une literatura, Hip-Hop e educação infantil para contar, de forma lúdica e criativa, a história de Cindy Campbell: a mulher que organizou a festa que deu origem ao Hip-Hop em 1973, no Bronx. A proposta inclui o livro infantil A Festa da Cindy, apresentações interativas e estações educativas com tabuleiro gigante, oficina de graffiti, vivência de DJ e contação de histórias. Além de valorizar o protagonismo feminino e negro, o projeto promove formação, memória cultural e acesso à arte para crianças e famílias nas periferias. Mais que uma atividade, é uma experiência de brincar, aprender e celebrar a cultura Hip-Hop.

Sobre a Autora

Jade Lyrio é professora, artista e produtora cultural. Graduada em Pedagogia (UNIABC) e Artes Visuais (FPA), com pós-graduação em Histórias e Culturas Africanas (INE), tornou-se especialista em práticas pedagógicas afrocentradas e diaspóricas, atuando também como formadora de professores na SME-SP. Sua obra valoriza narrativas negras e destaca o protagonismo feminino na literatura infantil. Idealizadora do projeto Nas Batalhas, Jade fortalece ações afirmativas na cultura Hip-Hop, em especial nas danças urbanas, afirmando-as como expressões pretas de resistência e de diversidade racial e de gênero.

O Coletivo Nas Batalhas nasceu em São Paulo com o propósito de valorizar a cultura Hip-Hop como expressão afro-diaspórica de resistência, promovendo encontros de dança, arte e
educação nas periferias. Idealizado por Jade Lyrio e Eduardo Dialético, o projeto reúne artistas, educadores e produtores culturais em ações que incluem batalhas de dança, oficinas, rodas de conversa, mostras artísticas e espetáculos. Mais do que eventos, o coletivo cria espaços de formação, acolhimento e protagonismo para juventudes negras e periféricas, reforçando a importância da diversidade racial e de gênero na cena cultural.

Gira no Flow estabelece o hip-hop como um espaço de expressão cultural, educação e transformação social. Fundamentado nos quatro elementos da cultura hip-hop: MC, DJ, grafite e breaking, o projeto promove reflexões e práticas sobre negritudes, gênero e sexualidade, acessibilidade, território e pertencimento, reafirmando a linguagem do hip-hop como instrumento de inclusão e resistência.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.