Esgotado
Duração: 150 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Auditório
Esgotado
O livro The Water Wizard, de Viktor Schauberger, ganha sua primeira edição em português do Brasil com o título AInteligência dasÁguas – As misteriosas propriedades da água natural. A obra apresenta uma leitura sistêmica, ecológica e quase anímica da água, compreendendo-a como um organismo vivo, dotado de ritmos, qualidades energéticas e papel central na manutenção da vida e dasculturas humanas.
O evento contará com uma mesa redonda, composta de três participantes e mediador, com o tema: A água e aconfluência de seus fluxos com os fluxos da sociedade atual.
A proposta é promover um diálogo entre ciência, filosofia, saberes tradicionais e vivências territoriais, tendo a água como eixo estruturante das relações ecológicas e sociais. A conversa aborda a crescente dissociação entre os fluxos naturais e os sistemas econômicos e urbanos, seus impactos sobre territórios e populações, e a necessidade de novos paradigmas de relação com a água, integrando perspectivas ecológicas, sociais e culturais. Também são discutidas a dinâmica vital da água em seus fluxos naturais e soluções alinhadas aos seus processos para manejo, armazenamento e distribuição.
Com Felipe Figueira, idealizador, tradutor e coordenador do projeto de publicação da obra A inteligência das águas no Brasil, engenheiro ambiental e tradutor pós-graduado. Atua na interface entre água, ecologia, linguagem e cultura.
Com Pissielly Sarrlorrer, mulher preta trans, política, estudante de serviço social, palestrante sobre racismo, fim do encerramento em massa, vivências trans e racismo ambiental.
Com Ailton Krenak, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, pertencente ao povo Krenak. Participou da fundação da União das Nações Indígenas e teve papel importante na articulação da Aliança dos Povos da Floresta. É escritor, pensador e defensor dos direitos dos povos indígenas e do meio ambiente. Autor de obras fundamentais, como Ideias para adiar o fim do mundo, A vida não é útil e Futuro ancestral, é membro da Academia Brasileira de Letras e Doutor Honoris Causa por diversas universidades. Sua reflexão propõe uma educação voltada à convivência e à defesa da vida na Terra.
Com mediação de Bruno Salerno Rodrigues, programador do CPF Sesc, membro-fundador do Corredor Ecológico Urbano do Butantã e integrante do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz do Butantã (Cades Butantã). Trabalhou como editor de livros e revistas e adaptou duas obras de Shakespeare para quadrinhos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.