Galeria do Rock | Copan - Ilustrações Diego Fagundes
Galeria do Rock | Copan - Ilustrações Diego Fagundes

Arquitetura e cidade no Brasil

Curso EAD com Guilherme Wisnik

Sesc Digital

L

atividade online

Grátis

Inscreva-se

Curso permanente da plataforma EAD Sesc Digital

Data e horário

De 29/08 a 31/12

Todos os dias

Disponível 24h

Galeria do Rock | Copan - Ilustrações Diego Fagundes
Galeria do Rock | Copan - Ilustrações Diego Fagundes

O curso aborda a questão da modernidade arquitetônica e urbana no Brasil por meio de um conjunto de temas, como a importação de modelos estrangeiros, a busca pela identidade nacional, a luta pela habitação social, o processo de metropolização e verticalização, a criação dos espaços públicos, e as práticas ativistas pelo direito à cidade.

Guilherme Wisnik é arquiteto, crítico, curador e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Quando estudante, na FAUUSP, foi aluno do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com quem trabalhou como estagiário, e também depois como arquiteto formado.

Em 2001, publicou um livro sobre Lucio Costa, autor do plano piloto de Brasília, e passou a escrever críticas sobre arquitetura e cidade no jornal Folha de S. Paulo. A partir daí, publicou artigos e ensaios em muitas revistas nacionais e estrangeiras, como Architectural Design (Inglaterra), Artforum (Estados Unidos), 2G e Arquitectura Viva (Espanha) e Urban China (China), entre outras.

Em 2013 foi Curador Geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que teve como título “Cidade: modos de fazer, modos de usar”, e em 2018 foi Cocurador da mostra Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, na Casa da Arquitectura de Portugal, em Matosinhos, exibida também no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, em 2020.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.