Foto: Andressa Nishiyama
Foto: Andressa Nishiyama

Ateliê aberto têxtil: Inspirações e Experiências Japonesas

Com Andressa Nishiyama e Sylvia Sato

Shu-Ha-Ri

Consolação

Duração: 120 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Tecnologias e Artes - 1º andar

Grátis - Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência

Data e horário

De 06/11 a 11/12

Quinta

Das 10h30 às 12h30

Foto: Andressa Nishiyama
Foto: Andressa Nishiyama

Nos meses de novembro e dezembro, o ateliê aberto de bordado será atravessado pelo conceito japonês Shu-Ha-Ri. A proposta contará com a presença de convidadas e ações especiais que exploram práticas têxteis e visuais inspiradas na cultura japonesa, como bordado e estamparia.

O Ateliê Aberto Têxtil oferece um espaço de troca e desenvolvimento de projetos em bordado e/ou outras técnicas têxteis, acolhendo tanto iniciantes quanto pessoas com experiência. Nos meses de novembro e dezembro o Ateliê contará com uma programação especial abordando inspirações e experiências têxteis nipônicas e comporá a programação do projeto “Shu-ha-ri”.

Durante esses meses haverá o desenvolvimento teórico-prático de poéticas inspiradas na cultura japonesa, seja por meio da pesquisa em obras contemporâneas, seja no olhar para técnicas tradicionais. Além disso, em dois encontros receberemos a artista Sylvia Sato que partilhará suas pesquisas em padrões japoneses de estampas através de mini carimbos e simbologias de costuras conhecidas popularmente como “encadernação japonesa”.

Materiais: Tecido algodão cru e tricoline, linhas de meada cores diversas, agulhas, tesouras, bastidores, pedrarias, canetas apagáveis com calor, passador de linha.

____

Andressa Nishiyama é multiartista, arte-educadora, pesquisadora das culturas populares e infâncias. Especialista em Arte na Educação (ECA-USP), bacharel em Artes Cênicas (Unicamp), ministrou aulas de artes visuais, teatro, ateliê, música e artes integradas em diversos projetos públicos e privados. Integra a equipe do Sesc Consolação como Educadora de Tecnologias e Artes.

Sylvia Sato é Educadora em Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pesquisadora da área de acessibilidade cultural, é intérprete de libras e mãe da Luna.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.