Foto: divulgação
Foto: divulgação

Bate-papo: Virgínia, Lélia e Neusa – Legado de uma psicanálise anticolonial

Com Maria Lúcia da Silva, Maria Angélica Souza Ribeiro, Luiza Freire Nasciutti. Mediação: Andreone Medrado

Biblioteca Pompeia

Pompeia

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

Data e horário

De 15/05/2026 a 15/05/2026

15/05 • Sexta • 19h00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Virgínia Leone Bicudo (1910-2003), Lélia Gonzalez (1935-1994) e Neusa Santos Souza (1948-2008) são psicanalistas e intelectuais brasileiras e pessoas essenciais que são consideradas intérpretes do Brasil. O encontro propõe fomentar a contribuição dessas pensadoras para a sociedade brasileira e além das convidadas compartilharem suas experiências e perspectivas pessoais.

Maria Lúcia da Silva é Psicóloga, Psicanalista. Co-fundadora e integrante do AMMA Psique e Negritude: Pesquisa, Formação e Referência em Relações Raciais e da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es). Fellow da Ashoka – Empreendimento Social. Especializada em trabalhos de grupo, com recorte de gênero, classe e raça e Artivista.

Maria Angélica Souza Ribeiro é cientista social (PUC-SP), mestra (PUC-SP) e doutora (PUC-SP/Université Paris-Diderot) em Comunicação e Semiótica. É professora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL/FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Redatora-geral do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto (SIAPARTO); membra do conselho do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas/FFLCH-USP); integrante do Coletivo Psicanálise Periférica e da RIICA (Rede Internacional de Investigação em Psicanálise e Criminologia). Orí Eró (aquela que guia por meio do afeto) do Instituto Iteramãxé, organização dedicada a mentorias gratuitas para ingresso de pessoas negras nas instituições de ensino superior. Integrante do Coletivo Psicanálise Periférica, atuando como supervisora pedagógica. Professora convidada do curso ”Psicologia e Psicopatologia Perinatal” do Instituto Sedes Sapientiae. Foi integrante do grupo executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), no período de 2019 a 2025, e analista de formação do AMMA — Centro de Pesquisa, Formação e Referência em Relações Raciais, no período de 2023 a 2024. Seu relatório de estágio pós-doutoral (FFLCH-USP), intitulado ”Ginecológicas: o nascimento negro para além da tragédia”, foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), na categoria ensaio de não-ficção, foi publicado em 2023. Seu poema ”Oração” esteve entre os finalistas mundiais do Human Rights Defenders Poetry Challenge, organizado pelo ProtectDefenders.eu. Foi co-coordenadora da Rede para Escutas Marginais (REM/Margens Clínicas), no período de 2019 a 2023.

Luiza Freire Nasciutti é Mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PSILACS/UFMG). Indicada como finalista ao Concurso Brasileiro de Teses em Ciências Sociais 2025 da ANPOCS, pela tese “Tornar-se Neusa: raça, memória e subjetividade a partir da trajetória e obra de Neusa Santos Souza” (2024).

Andreone Medrado é bióloga (UNIFIEO), psicóloga (USP), mestre em Fisiologia Humana (IB-USP) e doutora em Psicologia (IP-USP). Sua pesquisa investiga as relações entre nojo, desejo, gênero e sexualidade, com foco nas dinâmicas de poder e nos marcadores sociais da diferença. Articula Psicologia Crítica, teorias anticoloniais e estudos raciais e de gênero para analisar como o desejo é regulado por discursos normativos. É co-autora de “Não Monogamia: trânsitos entre raça, gênero & sexualidade” (2023) e autora dos livros “Ensaios Sobre o Colonialismo: higienização, corpos, fé e subjetividades em disputa” (2025) e “Políticas Afetivas da Desobediência” (2026). É docente, palestrante e escritora, e também fundadora do Podcast Devaneios Filosóficos.

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.