Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Teatro Anchieta
Gratuito - Sem retirada de ingresso
Data e horário
17/06 a 17/06
Oficina de criação musical com os músicos que integram o coletivo Bruno Migotto e o Instituto. Ela ocorre no dia seguinte ao show do grupo, dentro do projeto Instrumental Sesc Brasil.
Bruno Migotto e o Instituto reúne músicos da cena paulistana que buscam uma concepção musical criativa, ao mesmo tempo desafiadora e autoral, e conta com uma formação pouco usual de sete instrumentistas.
É resultado de uma iniciativa de colaboração artística e didática, formada em uma comunidade de músicos sediada em um pequeno edifício na Vila Mariana, carinhosamente conhecido como “o Instituto”.
A oficina tem o objetivo de demonstrar o processo de composição das músicas do grupo, a partir da aplicação de uma concepção numérica ao conceito de ritmo e o exercício de transformar uma combinação de números em música. O processo inicia com uma abstração do ritmo, ainda sem envolvimento melódico, no qual todos são convidados a perceber e executar pequenos fragmentos rítmicos e reconhecer suas durações.
A segunda etapa consiste em elaborar um desenhomelódico para criar linhas de baixo ou melodias, que em seguidasão complementadas por uma parte harmônica, que torna completa a ideia musical.
Com a estrutura musical montada, os elementos são distribuídos entre os instrumentistas do conjunto, de modo a organizar as ideias e contribuir para o aperfeiçoamento da execução de cada trecho musical.
O estudo envolve diversas maneiras de praticar essas habilidades, a partir de ferramentas comuns ao cotidiano da prática musical, utilizando o metrônomo como instrumento de desenvolvimento da precisão e da consciência rítmica para executar as ideias musicais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.