Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Sala 7
O curso analisa o capitalismo digital, suas origens, tecnologias e impactos sociais, ambientais e afetivos. Discute plataformas, inteligência artificial, trabalho e dinheiro digital, além de suas crises e possíveis caminhos de transformação.
Propõe uma análise crítica de seus aspectos tecnológicos, econômicos, culturais, políticos e sociológicos. A partir da comparação com o capitalismo industrial, aborda suas fases, a história e a arquitetura política da internet e os diferentes tipos de plataformas, de bens, vínculos e trabalho. Também discute o impacto da inteligência artificial, o trabalho digital, as classes sociais e a materialidade do dinheiro digital e das criptomoedas.
Na segunda parte, o foco recai sobre as crises e contradições do capitalismo digital e as possibilidades de transformação. São discutidos temas como alienação, ansiedade, exploração, extrativismo e crise ambiental, além da automação e dos limites da inteligência artificial. O curso propõe a reflexão sobre alternativas, incluindo utopias digitais e novas formas de relação entre humanos, natureza e tecnologias.
Encontro 1 – 26/5 – Capitalismo digital: fundamentos e estrutura
Encontro 2 – 28/5 – Crises, contradições e alternativas
Com Mariano Zukerfeld, professor da Universidade de Buenos Aires. Pesquisador do CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina) e diretor do grupo de pesquisa Tecnologia, Capitalismo e Sociedade. Doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política e Sociologia pela FLACSO.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.