Divulgação
Divulgação

Consolação e Suas Vozes

Com Thiago de Souza | O que te assombra?

Turismo Social

Pompeia

16

atividade presencial

R$ 105,00 Credencial Plena
R$ 158,00 Inteira

Local:  Cemitério da Consolação

Inscrições online à partir do dia 06/10 as 15h.

Data

01/11/2026 • Saída às 09h00
Divulgação
Divulgação

O Cemitério da Consolação é o mais antigo cemitério público em funcionamento da cidade de São Paulo e um dos mais importantes patrimônios históricos e artísticos do Brasil. 

Ao longo do tempo, o Cemitério da Consolação deixou de ser apenas um local de sepultamentos para se tornar um verdadeiro museu a céu aberto. Seus mausoléus e esculturas reúnem obras de importantes artistas, como Victor Brecheret, Galileo Emendabili, Bruno Giorgi e Nicola Rollo, tornando-o uma das maiores referências brasileiras em arte tumular. 

Este espaço também preserva a memória de personalidades que ajudaram a construir a história do Brasil e de São Paulo. Aqui estão sepultados nomes como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Monteiro Lobato, Luís Gama, Líbero Badaró, Ramos de Azevedo e a Marquesa de Santos, entre muitos outros. Cada túmulo conta uma história que revela aspectos da política, da cultura, da arquitetura e da sociedade brasileira. 

Durante a visita, observaremos como a arquitetura dos jazigos, os símbolos esculpidos em mármore e bronze e a disposição dos monumentos refletem valores, crenças e costumes de diferentes épocas. As esculturas representam temas como a saudade, a esperança, a fé e a eternidade, transformando o cemitério em um importante acervo artístico e histórico. 

Reconhecendo seu valor cultural, o Cemitério da Consolação é tombado como patrimônio histórico, artístico, paisagístico e turístico, preservando não apenas sua arquitetura, mas também a memória da formação da cidade de São Paulo. 

Mais do que um espaço de despedidas, o Cemitério da Consolação é um lugar de memória, arte e reflexão. Caminhar por suas alamedas é percorrer mais de 160 anos da história paulistana, compreendendo como a cidade cresceu, como suas elites se representavam e como grandes personagens continuam presentes na memória coletiva por meio de seus monumentos e legados. 

Com Thiago Souza  do “O que te Assombra?”

Incluso: transporte, kit lanche, guia de turismo e especialista.  40 vagas.

Cronograma de Inscrição:
Período das inscrições: das 15h do dia 06/10 até as 23h59 do dia 07/10.
Data do sorteio: às 15h do dia 09/10
Período de pagamento na Central de Atendimento do Sesc Pompeia para os sorteados: de 24 a 28/10

Lista de sorteados| 3ª Chamada

PMNFOKRH
MARIRODR
VIREGOMA
ELACRIGA
MTQCHMBK

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.