Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua) - divulgação
Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua) - divulgação

Cosmologia e modo de vida guarani

Com Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua)

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4° andar)

Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 2/4, 14h, para Credencial Plena, e 5/4, 14h, para público em geral.

Data e horário

De 10/04 a 08/05

Quarta

Das 14h30 às 16h30 (exceto 1/5)

Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua) - divulgação
Pedro Luiz Macena (Xamoi Karai Yapua) - divulgação

Neste curso, Xamoi Karai Yapua, líder espiritual do povo Guarani, fala sobre a cosmologia e o modo de vida dos Guarani, além da sua relação com o mundo do juruá (termo guarani utilizado para designar os não indígenas) e o chamado meio ambiente. Nesse diálogo entre mundos, as pessoas participantes interrogarão o que é pensar com a metafísica Guarani.

Encontros
1. Cosmologia Guarani
Visão de mundo Guarani. Como o mundo foi criado; como o humano foi criado. Qual a compreensão do tempo dos Guarani – o calendário Guarani; tempo novo e tempo velho. Qual a concepção Guarani do fim dos tempos. Qual a importância do conceito de “terra sem mal” na visão de mundo dos Guarani.

2. O modo de vida dos Guarani
Modo de vida dos Guarani. O plantio sagrado: a semente, o tempo certo de plantar, o ritual para a semente. Medicina guarani: Plantas sagradas e de cura, o tempo certo das plantas. Organização das aldeias e dos espaços de vivência: as crianças, as famílias. Qual a relação entre os modos de vida tradicionais e as práticas modernas.

3. O mundo do juruá (termo guarani utilizado para designar os não indígenas)
Discutiremos a relação entre o modo de vida do juruá, a ameaça ao modo de vida Guarani e a destruição dos ecossistemas terrestres.

4. O cuidado da natureza
Ensinamentos que o pensamento Guarani pode oferecer quanto ao problema do Antropoceno e da destruição ecológica. Qual a concepção Guarani da relação entre os humanos e os não-humanos. Qual a relação do Guarani com a terra.

Pedro Luiz Macena, Xamoi Karai Yapua, do povo Guarani, é um líder espiritual. Ele tem se dedicado a comunicar a visão de mundo Guarani por meio de conversas e cursos em muitas ocasiões.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.