atividade presencial
Grátis
Local: ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES
Inscrições no local. Sujeito à lotação do espaço.
Datas e horários
De 03/05/2026 a 24/05/2026
Ateliê artístico para crianças de todas as idades, em que, a cada encontro, são experimentadas coletivamente diferentes técnicas e linguagens, por meio de vivências e oficinas em diálogo com uma obra ou artista de referência. Pintar, colar, montar, dançar, construir, desenhar, fotografar, esculpir, modelar e jogar fazem parte das possibilidades. Nesta edição do CRIA, a inspiração vem da obra do artista vietnamita Truong Công Tùng.
Em diálogo com seus procedimentos artísticos, a equipe educativa propõe a exploração de técnicas mistas, investigando composições entre materiais que evocam múltiplas realidades e temporalidades, bem como a convivência entre o orgânico e o tecnológico. A proposta busca sensibilizar e provocar reflexões sobre as fontes naturais de recursos, os processos de fabricação e as transformações humanas no planeta, além das relações entre seres humanos e não humanos.
Os conceitos de inópia e cornucópia orientam a elaboração artístico-pedagógica, propondo sobreposições entre abundância e escassez, convivências desiguais e diferentes materialidades. O uso desses termos também convida à investigação de palavras e significados socialmente associados à posse, propriedade, falta, pobreza, riqueza, abundância e resíduos.
Equipe educadora do Espaço de Tecnologias e Artes
Estela Rocha integra a equipe de pessoas educadoras em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. É mestre interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos pela UNILA e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela Anhembi Morumbi. Dedica-se ao entrelaçamento entre narrativas, educação midiática, técnicas têxteis e gráficas, tecnologias digitais, identidade e memória.
Herbert Baioco integra a equipe de pessoas educadoras em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Artista e pesquisador, possui mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF e desenvolve projetos voltados à experimentação criativa, com interesse em práticas de escuta e na criação de máquinas para escutar.
Leonardo França integra a equipe de pessoas educadoras em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Formado em Mecânica Industrial e Artes Cênicas, possui mestrado em Educação pela PUC-SP e experiência em diversas linguagens artísticas. Dedica-se a processos de criação, fabricação e ao desenvolvimento de brinquedos.Inscrições no local. Sujeito à lotação do espaço.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.