O workshop propõe uma imersão nos dramas negros do Brasil e dos Estados Unidos, a partir de obras encenadas pelo Teatro Experimental do Negro de São Paulo e retomadas nesta atividade comemorativa. Conduzido por Leda Maria Martins e Guilherme Diniz, o encontro articula análise literária, história do teatro negro e reflexão estética sobre a dramaturgia negra. A proposta é oferecer ferramentas para compreender a criação dramática negra em seus contextos históricos e culturais, evidenciando relações entre memória, resistência e renovação na cena negra transnacional.
Leda Maria Martins é poeta, ensaísta e professora emérita da UFMG. Referência nos estudos da literatura, das artes da cena e das performances negras, articula crítica literária, filosofia e estética afro-brasileira, com destaque para o conceito de “performances do tempo espiralar”. Autora de obras fundamentais — A cena em sombras, Afrografias da memória e Performances do tempo espiralar —, também atua como artista e curadora.
Guilherme Diniz é pesquisador, crítico teatral e curador independente. Graduado em Teatro e mestre em Estudos Literários pela UFMG, dedicou sua dissertação à fortuna crítica do Teatro Experimental do Negro. Crítico do site Horizonte da Cena (MG), realizou coberturas de festivais como MITsp, Mirada e Festival às Escuras. Integra a Associação Internacional de Críticos Teatrais (IACT/AICT-UNESCO) desde 2020. Desenvolveu estudos na Universidade de Coimbra pelo programa Abdias Nascimento/CAPES, com foco em literaturas e dramaturgias africanas de língua portuguesa. Foi consultor do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras e dirigiu artisticamente o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida (MG) entre 2019 e 2022.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.