Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estampa Manual: Tramas Geométricas Dos Recidos Kente

Estampa manual: tramas geométricas dos tecidos Kente

Franca

A10

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Senhas 30 min. antes

Datas e horários

De 18/04/2026 a 19/04/2026

18/04 • Sábado • 11h00
19/04 • Domingo • 11h00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Originários de Gana, os tecidos Kente são feitos em tear manual e tradicionalmente usados em celebrações por líderes Ashanti. Seus grafismos e cores vibrantes narram histórias ancestrais e marcam eventos importantes na cultura africana. A oficina, ministrada pelo Tranquilo Studio – estúdio multidisciplinar focado em técnicas manuais de impressão e tingimento –, propõe que participantes conheçam a trajetória e os significados culturais desses tecidos para, em seguida, criarem suas próprias estampas geométricas em tecido cru utilizando carimbos e tintas, estabelecendo diálogo contemporâneo com essa tradição milenar. 

Minibio:
Priscila Tâmara é designer de superfície e arte-educadora. É formada em Letras – Tradutor e Intérprete em Inglês, na UMESP. Estudou corte e costura e modelagem no Núcleo de Moda da Prefeitura de São Bernardo do Campo e Artes Visuais no Centro Universitário Claretiano. Atualmente, dedica-se ao universo da estamparia, tendo como objeto de estudo a arte têxtil africana, tal como sua contextualização histórica e cultural. Desenvolve também projetos de criação nas áreas de estamparia, moda, design gráfico e de superfície, individualmente e como integrante do Tranquilo Studio. 

Rodrigo Sommer é designer gráfico com foco principal em identidade visual e design de materiais impressos para o campo cultural. Desenvolveu projetos para clientes como o Sesc SP e o Selo Sesc de Música, o Festival Internacional de Teatro de Brasília, as editoras Patuá e Relicário, entre outras, além de criar capas de disco e materiais de divulgação 
para artistas como Rodrigo Campos, Lirinha, João Donato e Jards Macalé. Teve seu trabalho selecionado para exposições e publicações nacionais e internacionais e ministrou oficinas de colagem e outros processos analógicos para criação em design. Desde 2022 integra o Tranquilo Studio. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.