Divulgação
Divulgação

Feira Africanidades: Práticas do Nosso Povo

Curadoria de Ermi Panzo e Helen Souza (Instituto de Estudos e Pesquisas Omó Nanã)

Pompeia

Duração: 420 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência

A feira acontece sábado e domingo das 11h às 18h

Datas e horários

De 20/12 a 21/12

20/12 • Sábado • 11h00
21/12 • Domingo • 11h00
Divulgação
Divulgação

Nos dias 20 e 21 de dezembro, das 11h às 18h, será realizada a feira Africanidades: Práticas do Nosso Povo, um encontro cultural dedicado a celebrar e reconhecer a ancestralidade das tradições das diversas culturas dos países africanos e afro-brasileiros. O evento reunirá práticas ancestrais, expressões artísticas, saberes populares e manifestações contemporâneas que revelam a força, a criatividade e a resistência dos povos da diáspora africana.

Por meio de exposições em barracas, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa, a feira propõe uma experiência viva de valorização da identidade negra e de sua contribuição fundamental para a formação social, histórica, ambiental e cultural do Brasil.

Mais do que uma celebração, Africanidades: Práticas do Nosso Povo convida o público a refletir sobre memória, tecnologias ancestrais, pertencimento e diversidade, fortalecendo laços comunitários e ampliando o conhecimento sobre as múltiplas expressões de africanidades que seguem moldando nosso presente e nosso futuro.


Expositores da feira:

João Victor de Andrade Barsanelli – Produtos agroecológicos da horta de terreiro do Projeto Cabaça (hortaliças, frutas, vegetais e leguminosas);

Juliana Paula Rosa – Centro Cultural Africano (livros sobre filosofia e espiritualidade, bolsas com tecidos africanos, colares e ornamentos);

Maria Eduarda da Silva Souza – Linha de autocuidado negro 100% natural (escalda-pés, banhos de assento, manteigas corporais, sabonetes íntimos e óleos essenciais roll-on);

Magali de Campos – Moda autoral afrocentrada (camisetas, saias, vestidos, blusas e acessórios);

Matheus Seidy Suzuki – Peças em cerâmica e artes em tela (vasos, pratos, artes abstratas, estátuas e pinturas);

Diamou Fallou Diop – Roupas africanas (Senegal);

George Mweu – Artesanato queniano (sandálias, tecidos e bolsas);

Aicha Traoré – Trançadeira (Uganda): tranças ao vivo e produtos relacionados;

Maiki de Jesus Lima – Arte em máscaras de madeira;

Edoh Kossi Fiho – Instrumentos musicais africanos.


Integrando a programação da feira, no sábado (20/12) será realizada a roda de conversa Tecnologias ancestrais e as práticas do nosso povo, às 16h30. No domingo (21/12), às 11h, ocorrerá a oficina Plantio com o Projeto Cabaça e, às 17h, o evento será encerrado com a apresentação do Coral Afrikanse, concluindo a programação com uma celebração da arte e do legado ancestral.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.