divulgação
divulgação

Giras do saber: Griôs e Contadores de História

com Abdou MBay, Fatou Guewel, Fily Kanouté, Moustapha Diène e Namíbia Cruz

Festival Sesc Culturas Negras

Pinheiros

Duração: 120 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local:  Sala de Oficinas - 2º andar

Data e horário

14/11 a 14/11

14/11 • Sábado • 15h00
divulgação
divulgação

Roda de conversa sobre a história e atualidade do Griô, figura mítica, típica da África do Oeste e que chegou ao Brasil assumindo aqui característica próprias, sem perder a memória de suas origens.

A gira se inicia com cancioneiro “gesta ceddo” (canções de protesto contra ocupação islâmica no Senegal). São canções das etnias sereer, wolof, mandinka.

O prof Fily Kanouté, senegalês, fala sobre a gênese dos Griôs (ou Dialy) de acordo com a mitologia mandinka e sua etimologia, bem como sua função na sociedade oeste-africana e sua relação no sistema de castas. Na sequência, Namíbia Tchissola, mulher negra, brasileira, traz a concepção de griot na diáspora e a importância dos mestres e mestras dos saberes tradicionais e ancestrais. Quem são eles, hoje em dia, na África e na diáspora. As falas serão entremeadas de canções africanas e brasileiras acompanhadas de violão, sabar e dança afro.

Com:
Fily Kanouté – Violão e voz – Senegal/Mali
Namíbia Tchissola – Bailarina – Brasil
Fatou Guewel – bailirina e voz -Senegal
Moustapha Diène – sabar e djembê – Senegal
Maïssa MBaye – sabar e dembê – Senegal

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.