atividade presencial
Local: Tenda Cênica
Ingressos online e presencialmente 1h antes
Como as histórias em quadrinhos conformam tempos e espaços de socialização e afeto? Partindo de produções regionais, as convidadas expõem seus processos de produção artística, sua relação com as periferias e o alcance que as HQ têm junto a grupos jovens.
Thina Curtis: poeta, quadrinista, arte-educadora, produtora cultural. Zineira a quase três décadas, ministra oficinas e organiza a Fanzinada, evento que congrega feira de publicações independentes, zines, quadrinhos e cultura geek/punk desde 2011 em Santo André. Coautora dos livros Zines no Cárcere Zines no Cárcere e BraZineiras: o protagonismo feminino nos
fanzines, trazendo o relato de 36 mulheres. Premiada diversas vezes com Troféu HQMIX, Troféu Ângelo Agostini e Troféu Arte em Movimento, além de ser homenageada como patrona de acervos públicos de fanzines da Fanzinoteka Municipal de Barueri e Acervo Feminista Thina Curtis dentro do Instituto Federal Fluminense em Macaé, Rio de Janeiro.
Juh Oliveira: historiadora e socióloga. Mestra pelo DIVERSITAS-USP, pesquisadora de cultura geek, ministra oficinas, palestras e formações sobre educação e a democratização da cultura nerd/geek. Colaborou com as redes LikeNerd, NerdMãe, MinasNerds, atualmente publicando no site Facada X e com publicações no site Drops de Jogos. Professora na rede municipal na DRE Campo Limpo.
Weslley Silva (Lelo): multiartista, arte educador e articulador cultural licenciado, especialista e mestre em arte educação, integrante do Corre Coletivo, coletivo de educomunicação no Grajaú, reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Ganhador do festival de cinema ConKids 2025, a principal mostra de cinema pensada para crianças e adolescentes e vencedor do Troféu HQMIX com a historia em quadrinho, O Inimigo invisível, também produzem quadrinhos digitais publicados pelo Selo Lajota. É educador do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes) do Sesc São Caetano.
Preta Ilustra: Vanessa Ferreira, oriunda da periferia da Zona Sul de São Paulo. Formada em Publicidade no Unicentro Belas Artes de São Paulo, pelo PROUNI. Em 2017 criou a Preta Ilustra. Em 2023 ganhou a estrela de Ouro e Bronze no 46º Anuário de Publicidade de São Paulo, em 2024 lança seu primeiro livro infantil em parceria com o Rodrigo França. Estreia no mundo dos quadrinhos com a adaptação de Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, indicado em quatro categorias no Troféu HQMix, premiada na categoria Melhor Adaptação para HQ.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.