Idealizada e conduzida por Douglas Emilio, a Incubadora de Estudos Performativos teve sua primeira edição no Sesc Sorocaba em 2019 e, desde então, consolida‑se como uma residência artística voltada à pesquisa e à experimentação interdisciplinar nas artes. Sua proposta é investigar e potencializar diferentes estéticas e poéticas por meio de estudos críticos, exercícios de composição e laboratório de procedimentos artísticos, promovendo uma prática crítica e interdisciplinar sensível às especificidades do contexto e do território.
As edições de 2021 e 2024 aconteceram como atividade vinculada ao Festival de Artes Híbridas, por corresponder epistemologicamente às propostas de pesquisa e compartilhamento ligados à cena contemporânea — formato que será mantido para esta edição de 2025.
Neste ano, serão selecionadas, por edital, 5 (cinco) propostas solo de diferentes linguagens — como performance, instalação, dança, música e artes visuais — provenientes de artistas solistas de Sorocaba e região metropolitana. A Incubadora recebe inscrições para projetos em todas as etapas de desenvolvimento (inicial, intermediária ou finalização), convidando artistas a detalharem suas pesquisas, interesses conceituais e poéticas, assim como as motivações e objetivos de cada proposta. Os(as) candidatos(as) poderão complementar suas inscrições com vídeos e imagens para tornar mais clara e viva a potência de suas criações.
Os encontros acontecerão de 17 de julho a 13 de setembro de 2025, às quintas‑feiras (19h às 22h) e aos sábados (10h30 às 14h30), no Sesc Sorocaba, em formato sequencial e com orientação crítica, prática e conceitual para cada projeto. A Incubadora de Estudos Performativos vai além da realização de obras: busca alimentar caminhos de pesquisa e formação para cada artista, ampliando fronteiras do entendimento e da prática artística e fortalecendo uma rede de troca crítica e permanente entre artistas e comunidades.
O processo culminará em duas aberturas de processo/apresentações públicas, ampliando o diálogo com o público e destacando as poéticas e caminhos percorridos ao longo da residência.
=> Inscrições: As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 08 de julho de 2025.
Sobre Douglas Emilio
Artista da dança, teatro e performance, Douglas Emilio é doutorando e mestre em Dança pela UFBA, com formação em Teatro, Pedagogia e Reeducação do Movimento. Sua trajetória passa por importantes grupos e coletivos, como Grupo Katharsis, Coletivo KD e Companhia de Solistas, e por instituições como o Sesc Sorocaba e o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Pesquisador das relações entre corpo, imagem e memória, idealiza e conduz a Incubadora de Estudos Performativos para abrir caminhos de diálogo e experimentação nas artes da cena contemporânea.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.