atividade presencial
Local: CPF - 4º Andar
Dia 23/9, quarta, das 10h30 às 18h30. Dias 24 e 25/09, quinta e sexta, das 14h às 18h30.
Desde 2023, o grupo de pesquisa Caleidoscópio das Ações Afirmativas reúne docentes e pesquisadores(as) de 15 universidades brasileiras dedicados ao estudo da implementação da Lei de Ações Afirmativas no ensino superior. Em parceria com o Sesc-SP, o grupo realizou três edições do Seminário Caleidoscópio das Ações Afirmativas, consolidando um espaço de divulgação científica e debate sobre os avanços, desafios e diferentes experiências de implementação dessas políticas no Brasil.
Em sua quarta edição, o seminário amplia sua dimensão internacional ao promover um diálogo entre Brasil, África do Sul e Estados Unidos, países marcados por profundas desigualdades raciais, mas cujas políticas de ações afirmativas seguiram trajetórias distintas. Enquanto nos Estados Unidos essas políticas vêm sendo progressivamente deslegitimadas nos campos político e jurídico, a África do Sul vivenciou intensos debates sobre seus limites e potencialidades, expressos nas mobilizações estudantis iniciadas em 2015. A análise comparada dessas experiências contribui para compreender os desafios contemporâneos das políticas de promoção da igualdade.
Ao longo de três dias, pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e internacionais discutem os impactos das ações afirmativas sobre o acesso, a permanência e as trajetórias estudantis, bem como seus efeitos na produção de novos sujeitos políticos, na pós-graduação e na diversificação do corpo docente. Também são debatidos os desafios da inclusão de públicos como indígenas e quilombolas e os efeitos das transformações políticas recentes sobre essas políticas. Mais de duas décadas após sua implementação no Brasil, as ações afirmativas acumulam conquistas importantes, mas também revelam novos desafios. O seminário propõe refletir sobre seus limites, potencialidades e perspectivas futuras, reafirmando que a democratização do ensino superior depende não apenas do acesso, mas do fortalecimento de políticas capazes de promover permanência, equidade e transformação institucional.
Programação
Encontro 1 – 23/09/2026 – Políticas de igualdade racial em tensão: os casos da África do Sul e dos Estados Unidos
10h – Abertura
10h30 – Conferência de abertura: O Crânio e o Plinto: Cecil John Rhodes, Monumentos Contestados e a Ilusão Duradoura de Completude com Prof. Francis Nyamnjoh (University of Cape Town).
14h – Mudanças e limites das políticas democráticas após o apartheid nas universidades e fora delas
Com Leigh-Ann Naidoo, University of Cape Town, Anthea M. Lesh, University of Stellenbosh e Trevor Makheta (University of Western Cape-UWC).
Debatedora: Laura Moutinho (USP)
16h: As políticas de igualdade contestadas: o caso dos Estados Unidos
Com Charles H. Klein, Portland State University, Rose M Kim, CUNY (City University of New York) e Milena Mateuzi, UFABC.
Debatedor: Uvanderson Vitor da Silva (Fundação Tide Setúbal)
Encontro 2 – 24/09/2026 – Brasil e África do Sul: jogos de espelhos da desigualdade
14h – Universidades sul-africanas em transformação
Com Divine Fuh (University of Cape Town), Mlamuli Nikosingphile Hlatshwayo (University of Johannesburg) e Taís Tiriba (NUMAS/USP).
Debatedora: Beatriz Azevedo (UFABC)
16h – Ações Afirmativas no Brasil: resistências persistentes
Com Ana Paula da Silva (UFF), Joaze Bernardino (UnB) e Antonádia Borges (UFRRJ).
Debatedora: Carol dos Anjos (IFMA).
Encontro 3 – 25/09/2026 – Ações Afirmativas: De onde viemos, para onde vamos?
14h – Novos públicos, novas demandas, novos desafios
Com Suely Messeder (UNEB), Pedro Lopes (USP), Dulci Lima (CPF SESC-SP/USP) e Pedro Jaime (FEI).
Debatedora: Regimeire Maciel (UFABC)
16h – Tendências Futuras: O que esperar dos anos vindouros
Com Felícia Picanço (UFRJ), Luciana Mello (UFRGS), Andrea Lopes (UNIRIO) e Acácio Almeida (UFABC).
Debatedor: Paulo Neves (UFABC)
Inscrições a partir do dia 27/8, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. A declaração será encaminhada em até 30 dias.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por e-mail: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.