Foto: Beto Amorim
Foto: Beto Amorim

Joana e o Príncipe Silencioso

Com o Grupo As Meninas do Conto

Consolação

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Local: Teatro Anchieta

Foto: Beto Amorim
Foto: Beto Amorim

Num Reino distante, uma Moça e a sua Avó preparam suas malas para sair daquele lugar. Não conseguirão levar tudo, estão escolhendo pequenas lembranças da família e da vida. A Avó, sabe que não poderão ficar ali e conta para a Moça sobre os desaparecimentos de todos seus conhecidos e profissionais do Reino: no aniversário não teriam bolo, pois o Padeiro não estava mais na padaria; nem o vendedor de peixe, nem a moça das maçãs, nem a costureira, pouco a pouco as pessoas foram desaparecendo, não por ato de magia, mas por Decreto Real.

O Príncipe daquele Reino decidiu de uma hora para outra ficar completamente em silêncio, deixando o Rei, seu pai, sem saber o que fazer para que o filho voltasse a falar, assobiar e até tossir. Convocou sábios, médicos e feiticeiros, mas todos falharam.

Foi então que um Decreto Real pegou o Reino de surpresa: todos os cidadãos do Reino deveriam comparecer no Castelo para tentar fazer com o que o Príncipe quebrasse o seu silêncio; quem conseguisse receberia em troca tudo o que estivesse ao alcance do Rei, mas, aquele que não conseguisse, seria trancado para sempre nas masmorras.

Sucessivamente, os habitantes do Reino eram levados até o Príncipe, que permanecia em silêncio, e depois presos para todo o sempre, longe das famílias e dos amigos. Por isso que aquela Avó preparava a mala junto a neta: para que pudessem escapar antes que fossem levadas pelos soldados do Rei e acabassem trancafiadas como todos e todas do Reino.

Movida por seu sonho e coragem, a Moça, com a ajuda do Amigo Imaginário da Avó – que se materializa em Tapete, Lustre e Cortina do quarto do Príncipe, usa os ensinamentos dados pela velha matriarca, através de histórias que instigam a curiosidade, imaginação e paixão do Príncipe, fazendo-o quebrar de vez o seu Silêncio. Como recompensa a Moça pede a liberdade de todos aqueles que tinham sido mandados para as masmorras, tornando-se uma heroína para o povo, um orgulho para a Avó e um sonho de casamento para o Príncipe.

__

Projeto – Grupo As Meninas do Conto
Direção – Eric Nowinski
Dramaturgia – Simone Grande e Paulo Rogério Lopes
Atrizes – Simone Grande e Helena Castro
Musicista – Helena Castro
Direção Musical – Renata Mattar
Criação, Composições e Trilha Sonora – Renata Mattar
Cenário, Figurino, Artes Plásticas e Ilustrações – Telumi Hellen
Coreografia e Direção de Movimento – Letícia Doretto
Criação de Luz – Eric Nowinski e Ricardo Silva
Desenho e criação de Sombras – Bruno Rudolf
Coordenação de Produção – Simone Grande
Gravação e Edição da Trilha Sonora – Gustavo Finkler
Colaboração Musical – Helena Castro
Cenotecnia – Alicio Silva – Coordenador da Casa Malagueta
Dandhara Shoyama e Giorgia Massetani (Pintura de Arte)
Juçara Bezerra e Mariana Maschiatto (Aderecistas)
Aderecista – Boneca de luva – Viviane Ramos
Costureira – Lia Albuquerque (Lia Couros Galeria do Rock) / Pedro Ávila (adereços de tear)
Operação de Luz – Ricardo Silva
Operação de Som – Lays Somogyi e Maria Lia
Operação de Sombra e Contrarregragem – J E Tico ou Paulo Pellegrini
Visagismo – Armando Filho
Arte Gráfica – Clara de Cápua
Fotografia – Beto Amorim
Produção Executiva e Administração – Regiane Rodrigues

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.