Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Online e presencial
Datas e horários
De 18/05/2026 a 03/08/2026
Esta atividade integra a programação Em Debate: Cultura e Saúde Mental.
O Laboratório propõe um espaço formativo voltado a gestoras e gestores do esporte interessados em refletir sobre as condições contemporâneas do trabalho na área da Gestão do Esporte, seus impactos na saúde mental e formas de lidar com esse contexto a partir de uma perspectiva conceitual e aplicada. O projeto reconhece os desafios de atuação em contextos de alta demanda, pressão por resultados e complexidade relacional. A partir desse lugar, o laboratório articula conceitos da Gestão do Esporte com debates sobre organização do trabalho, saúde integral, tomada de decisão, responsabilidades, limites da atuação profissional, autorresponsabilidade e sustentabilidade das trajetórias no campo esportivo.
Organizado em três eixos (planejamento, comunicação e autoconhecimento) o percurso formativo se desenvolve ao longo de três meses. Em cada eixo, são realizados dois encontros online, dedicados à apresentação e discussão de referenciais conceituais, experiências e dilemas recorrentes da Gestão do Esporte relacionados ao bem-estar psicossocial no ambiente de trabalho, seguidos de um encontro presencial mensal, aos sábados, voltado a atividades práticas e proposições de caráter aplicado.
Como espaço de troca, construção coletiva e ampliação de repertório, a proposta se orienta ao fortalecimento de práticas de gestão, sem caráter terapêutico ou clínico. Com foco na qualificação do exercício profissional e na corresponsabilidade entre sujeitos, equipes e instituições no campo da Gestão do Esporte, os encontros presenciais desenvolvem metodologias ativas e atividades coletivas articuladas aos referenciais trabalhados nas atividades online, abordando temas como bem-estar no contexto esportivo e organizacional, comunicação e feedback, gestão de conflitos e a construção de indicadores para análise de resultados e impactos de práticas de gestão orientadas à saúde mental.
Cronograma:
18/5 | Abertura – conceitos preliminares: Gestão do Esporte e Saúde Mental
20/5 | Planejamento – articulação de calendários e demandas. Estresse e descompressão como parâmetros.
23/5 | Laboratório I – metodologias ativas e integração teórico-prática
15/6 | Comunicação e Feedback assertivo
17/6 | Gestão de conflitos e promoção de boas práticas
20/6 | Laboratório II – metodologias ativas e integração teórico-prática
27/7 | Autoconhecimento – o(a) gestor(a) como pessoa (e não só profissional)
29/7 | Indicadores e impactos na saúde corporativa e de gestão – é possível mensurar resultados em saúde mental no esporte?
01/8 | Laboratório III – metodologias ativas e integração teórico-prática
03/8 | Encerramento – compartilhamento de experiências, sistematização de aprendizados e feedback coletivo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Aulas online: Dias 18/5 e 20/5, 15 e 17/6, 27 e 29/7, e 3/8, segundas e quartas, das 19h às 21h.
Aulas presenciais: Dias 23/5, 20/6 e 1/8, sábados, das 14h30 às 17h30.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.