Data e horário
De 24/01 a 24/01
O lançamento do livro se inicia com a apresentação de um ritual Kalapalo, com cantos e danças tradicionais. A apresentação será seguida de um bate-papo com o Cacique Faremã Kalapalo e os autores do livro, Marina Herrero e Ulysses Fernandes, com mediação de Geni Núñez, oferecendo um panorama da cultura Kalapalo, com ênfase nos jogos e brincadeiras.
Falantes da língua Karib, os Kalapalo vivem no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Atualmente, somam cerca de 500 indivíduos, mas já chegaram a ser bem poucos, devido, principalmente, às doenças advindas do contato com os não indígenas. Estão em duas aldeias principais (Haya e Tanguro) e em alguns outros pontos com menor concentração de habitantes (Caramujo, Pedra e Paraíso). Plantam mandioca e pescam, muito mais do que caçam, sendo que sua alimentação é composta principalmente de peixe, beijú e outros produtos da mandioca brava, além de pequi, mel e frutos do cerrado e da mata.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.