Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência
Data e horário
De 10/12 a 10/12
Entre 2021 e 2023, o fotógrafo João Farkas registrou os cerca de 2,5 mil quilômetros da costa norte do país, entre a cidade de Oiapoque (AP) e o Rio Grande do Norte, abrangendo o delta do rio Parnaíba, a foz do rio Amazonas, o rio Marajó, as Reentrâncias Maranhenses e a parte litorânea da Amazônia, áreas pouco documentadas e de ocupação humana mais esparsa. Este livro contém um conjunto de 200 imagens selecionadas dentre as cerca 20 mil fotografias feitas pelo artista, que destacam as belezas e os desafios da região. Também conta com textos de apoio do autor, posfácio do jornalista, escritor e ex-deputado Fernando Gabeira e artigo da pesquisadora Valdete Cecato sobre características e histórico da região.
No bate-papo ‘Costa Norte do Brasil: belezas e desafios’, teremos a presença de João Farkas e Fernando Gabeira, com mediação de Maria Zulmira de Souza.
João Farkas – Desde o começo de sua trajetória como fotógrafo, Farkas se impôs uma grande tarefa que percorre toda sua obra: o registro da riqueza natural e cultural do país em que nasceu e trabalha e as aceleradas transformações que o país tem atravessado desde meados do século XX. Seus livros registram praticamente todo o território brasileiro desde a ocupação da Amazônia ao litoral da Bahia, do Pantanal aos campos de Cima da Serra gaúcha, do Sertão nordestino aos Cerrados do Planalto Central.
Com mais de 40 exposições e mostras internacionais, sua obra faz parte do acervo de importantes coleções públicas e privadas no Brasil, nos EUA e Europa. Seu último trabalho, o desafio de registrar os 2200 km da Costa Norte brasileira entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, está concluído após 3 anos e muitas expedições.
Fernando Gabeira – Escritor, jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro (1998-2010), nascido em 1941, é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção desde 1963. É pai de duas filhas: Tami e Maya.
Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. Os colegas de redação diziam que o estilo marcante dos textos de Gabeira podia ser reconhecido até em bilhetes. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado. Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Testemunhou no Chile, em 1973, o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Mais tarde, retrataria a queda e o assassinato de Allende em roteiro para a TV sueca. Na Suécia, país onde viveu mais tempo durante o exílio, exerceu desde o jornalismo, principalmente na Rádio Suécia, até a função de condutor de metrô, em Estocolmo.
Maria Zulmira de Souza – Jornalista e idealizadora do repórter Eco da TV Cultura, diretora, escritora e vice-presidente do conselho diretor do IMAFLORA.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.