Maxweel Alexandre - créditos: Estúdio Megazord
Maxweel Alexandre - créditos: Estúdio Megazord

Maxwell Alexandre. Novo Poder: passabilidade

Avenida Paulista

L

atividade presencial

Grátis

Local: Arte I (5º andar)

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 19/04 a 29/09

Terça a Domingo

  • Terça a Sexta - Das 10h às 21h30
  • Sábado - Das 10h às 19h30
  • Domingo - Das 10h às 18h30

  • Maxweel Alexandre - créditos: Estúdio Megazord
    Maxweel Alexandre - créditos: Estúdio Megazord

    Exposição individual do artista Maxwell Alexandre. Novo poder: passabilidade faz parte da série “Novo Poder” e trata-se da itinerância em São Paulo do primeiro Pavilhão de Maxwell Alexandre, que foi no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

    Uma vez que o artista tem uma agenda de exposições majoritariamente internacional, o Pavilhão Maxwell Alexandre foi anunciado para expandir no Brasil, a discussão do que estava sendo mostrado em galerias e museus fora do país. A intenção é gerar diálogo e dar acesso a uma audiência local à obra do artista e seu desenvolvimento a longo prazo: passabilidade. A caminhada segura e tranquila pelo cubo branco. Este é o conceito de passabilidade nos termos de Maxwell Alexandre.
    Tratada pela primeira vez dentro da série Novo Poder na Espanha, passabilidade ganha desenvolvimento e chega com uma abordagem mais aguda ao Pavilhão, através de uma instalação ambiciosa com mais de 50 retratos, todos pintados a óleo sobre papel pardo. Firmes e conscientes desses espaços – museus e galerias – que outrora eram hostis a pessoas melanizadas, os personagens caminham elegantes, como se estivessem desfilando numa passarela. Em Novo poder: passabilidade, o artista faz esse cruzamento entre moda e arte contemporânea, denotando os dois campos como plataformas de empoderamento, que oferecem dignidade e autoestima para o indivíduo.

    Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

    Acessibilidade: A exposição conta com audioguia com audiodescrição, videolibras, objetos táteis, piso tátil e maquete tátil do espaço expositivo.

    Para agendamento de visitas educativas em grupo, envie um email para expo.avenidapaulista@sescsp.org.br.

    Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro, 1990) nasceu e cresceu na favela da Rocinha. De berço evangélico, o artista serviu o exército e foi patinador de street profissional por 12 anos. Graduou-se em Design na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) em 2016. Em 2017, passou a integrar o circuito oficial de arte contemporânea com o trabalho “Tão Saudável quanto um carinho”, a partir da exposição coletiva ‘Carpintaria para Todos’, na galeria Fortes D’Aloia e Gabriel. Em 2018, participou da residência artística na Delfina Foundation e realizou a sua primeira exposição individual “O Batismo de Maxwell Alexandre”, n’A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Em 2019, iniciou a itinerância da exposição “Pardo é Papel”, no MAC Lyon (Musée d’Art Contemporain de Lyon), França, e no MAR (Museu de Arte do Rio). Em 2020, fez residência artística no MACAAL (Al Maaden Museum of Contemporary African Art), em Marrakech, que resultou em uma instalação que ocupou três partes do museu na exposição coletiva “Have You Seen A Horizon Lately?”. Em 2021, apresentou a individual “Novo Poder” simultaneamente no Palais de Tokyo (Paris) e nas duas sedes da galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2022, o artista apresentou sua primeira individual nos Estados Unidos, “Pardo é Papel: A Vitória Gloriosa e Novo Poder”, no The Shed, em Nova York. Em 2023, o artista apresentou sua primeira individual na Espanha, “Novo Poder: pasabilidade”, na Casa Encendida, em Madrid. No mesmo ano, apresentou “Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, na Casa SP – Arte”.

    No ano de 2018, Maxwell recebeu o Prêmio São Sebastião de Cultura da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Destaque na categoria artes plásticas, o artista foi capa da Forbes Under 30 de 2019. Em 2020, Maxwell foi eleito artista do ano pelo Deutsche Bank e listado como um dos 35 artistas vanguardas pelo Artsy. Em 2021, venceu o Prêmio PIPA. Em 2023 ganhou o prêmio de Homem do Ano na categoria Cultura pela GQ Brasil.

    Sua obra integra o acervo de coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Musée d’Art Contemporain de Lyon, Perez Art Museum Miami e Guggenheim Abu Dhabi.

    Visitação:
    Terça a sexta, das 10h às 21h30
    Sábados, das 10h às 19h30
    Domingos e feriados, das 10h às 18h30

    Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.