Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Inscrições on-line a partir de 30/9.
Datas e horários
27/10 a 30/10
Em diferentes regiões do Brasil, rendas e bordados carregam histórias de vida, modos de aprendizagem, relações com o território e formas de organização social construídas ao longo de gerações. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada em diferentes territórios criativos do Nordeste brasileiro, o curso apresenta os têxteis tradicionais como formas de produção artesanal situada, nas quais técnicas, materiais, paisagens, memórias e relações sociais se articulam na construção de conhecimentos transmitidos entre gerações. Dessa forma, rendas e bordados serão abordados como expressões de patrimônios vivos e sistemas culturais complexos, capazes de revelar diferentes modos de fazer e modos de viver no Brasil. Ao longo dos encontros, os têxteis serão abordados como expressões da cultura material brasileira, permitindo refletir sobre temas como transmissão de conhecimentos, memória, trabalho feminino, identidade, patrimônio cultural e os desafios contemporâneos para a salvaguarda dos saberes tradicionais.
Encontro 1: O que os têxteis contam sobre o Brasil? Apresentação da pesquisa que deu origem ao livro Têxteis do Brasil e introdução aos conceitos de cultura material, patrimônio cultural imaterial e saberes tradicionais. Reflexão sobre os têxteis como expressão de modos de vida, identidades e territórios.
Encontro 2: Como se aprende um saber sem livros? Transmissão e aprendizagem nos ofícios têxteis Os processos de transmissão dos conhecimentos têxteis, a aprendizagem pela observação e pela prática, o papel das mestras artesãs e a importância da oralidade na preservação dos ofícios tradicionais.
Encontro 3: “Trabalho de mulher “: trabalho, memória e protagonismo feminino Relações de gênero e o protagonismo feminino nas práticas têxteis, as redes de colaboração, os processos de organização coletiva e as relações entre trabalho, autonomia e pertencimento.
Encontro 4: Patrimônio vivo: tradição, mudança e salvaguarda. Reflexão sobre os desafios contemporâneos da continuidade dos saberes têxteis. O patrimônio como processo vivo, as relações entre tradição e inovação, os bastidores da pesquisa de campo e as histórias que ficaram fora do livro.
Helena Kussik é designer e antropóloga, pesquisadora e gestora de projetos no terceiro setor, com foco na valorização dos saberes tradicionais e no fortalecimento das comunidades artesãs. Idealizadora da Ómana, espaço dedicado à pesquisa e experimentação têxtil, trabalha na preservação e difusão dos têxteis brasileiros e suas mestras. Desde 2017, integra a Artesol, onde coordena os projetos Rede Artesol – artesanato do Brasil e Têxteis do Brasil, promovendo ações que conectam conhecimento ancestral, economia criativa e inovação.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.