Mostra + Sentidos - Arte para ver, tocar e ouvir - Divulgação
Mostra + Sentidos - Arte para ver, tocar e ouvir - Divulgação

Mostra + Sentidos – Arte para ver, tocar e ouvir

Com Coletivo Mobilização Artística e Projeto Ocupa Arte

Sesc na Virada Inclusiva

Itaquera

L

atividade presencial

Grátis

Local: PRAÇA DE EVENTOS

Datas e horários

De 06/12 a 07/12

Sábado

Dia 6/12, sábado, das 11h às 15h

Domingo

Dia 7/12, domingo, das 11h às 15h

Mostra + Sentidos - Arte para ver, tocar e ouvir - Divulgação
Mostra + Sentidos - Arte para ver, tocar e ouvir - Divulgação

Mostra de artes visuais com presente protagonismo de artistas DEFs, que celebra e reafirma a arte como direito de todas as pessoas. No primeiro momento, o público poderá visitar a exposição de obras e conhecer os artistas. No segundo, será realizada visita guiada com audiodescrição pela feira, apresentando uma obra de cada artista.

Artistas
Cida Dehira – Xilogravura e Isogravura
Artista plástica autodidata, especialista em pintura com tinta a óleo sobre tela. Após ser acometida pela cegueira começou a trabalhar com xilogravura e isogravura Em 2019, Cida iniciou o trabalho com o projeto “Sementinha do Amor”, no qual ela ministra oficinas de isogravuras.

Dante Fala – Escultura
Nasceu no Norte do Peru em Batangrande, frequentou a escola técnica Del Peru, onde desenvolveu sua técnica artística. Em 2005 perdeu a visão, no entanto, não desistiu de continuar trabalhando em sua arte. Tal como um alquimista utiliza jornais, revistas, cola, massa corrida e tinta spray nas cores Dourada e Prateada, nas criações de suas esculturas.

Lucas Oliveira – Desenho
Se dedica à arte de desenhar desde a infância,mas somente aos 14 anos começou a fazer desenhos,e tem uma patente que é o Guaxinim TEA. Ele leva a bandeira das deficiências invisíveis, fizemos alguns exemplares da revista ,que foi usada em Piracicaba em uma escola como trabalho para crianças no ano 2024. E no meu Instagram uso o Guaxinim para falar sobre minha vida autista.

Martim Ferreira – Desenho
Através de uma comunidade religiosa que o acolheu e investiu na sua arte, Marti
desenvolveu o que antes era desenhos realistas feitos com grafite num fichário
surrado para pintura a óleo com enfoque em realismo urbano, paisagens rurais e
pinturas abstratas.

Ricardo Sotaq – Grafite
É um artista multimídia de São Paulo, Bacharel em Design Gráfico pela
Universidade Bandeirante de São Paulo.
As obras de Sotaq, possuem traços agressivos e cores fortes com influências dos desenhos animados. Com temáticas focadas no Hip Hop, as obras transmitem desde os costumes, estilo, história, atmosfera a releituras de imagens clássicas que fazem parte da cultura. Com trabalhos espalhados pelo mundo, suas obras estão em diversos suportes como papéis, madeira, telas, paredes e mídias digitais. Já participou de mutirões de graffiti, festivais de música, live paintings e exposições coletivas.

Cronograma – 6 de dezembro
11h às 15h – As obras de cinco artistas estarão em exibição, compondo o primeiro dia da Mostra +Sentidos. A visitação será livre, mas cuidadosamente acompanhada: o público será acolhido pelo curador Mauricio Moura e pelas produtoras Marcia Martins e Cida Dehira, que estarão presentes durante todo o período para dialogar com os
visitantes, contextualizar as obras e compartilhar detalhes do processo criativo.

Além de oferecer uma experiência sensível e próxima, essa mediação também tem como propósito incentivar o público a retornar no dia seguinte, quando os artistas estarão presentes em uma roda de conversa, em atividades interativas e em performances que aprofundarão ainda mais o contato com suas obras e processos.

Cronograma – 7 de dezembro
11h às 15h – Grafite ao vivo realizado pelo artista Ricardo Sotaq. Obra final será doada ao Sesc.
Criação de desenhos e cartuns em tempo real pelo artista Lucas Oliveira.

11h30 às 13h – Roda de Conversa: Entrevistas ao vivo conduzidas pela mestre de cerimônias Roseli Garcia, que dialogará individualmente com cada um dos cinco artistas participantes da mostra. Durante cada entrevista, serão projetadas no telão três obras do respectivo artista, acompanhadas de audiodescrição ao vivo e aberta.

13h30 às 14h10 – Visita Guiada Acessível: Audiodescrição e Libras

14h30 às 15h – Performance Musical com Samanta Alcalá

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.