divulgação
divulgação

Musicalidade na Capoeira Angola

com Mestre Plínio e Mestre Pedro Peu do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô (CCAASS)

FestA - Festival de Aprender

Pinheiros

Duração: 150 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes - 2º andar

Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade

Data e horário

28/07 a 28/07

28/07 • Terça • 19h00
divulgação
divulgação

Em 2026 o tema do FestA! – Festival de Aprender na Unidade de Pinheiros é “Saberes Populares na Arte”. Como parte deste evento teremos a atividade Musicalidade na Capoeira Angola.. Por meio da demonstração dos instrumentos que compõem a roda de capoeira, da explicação sobre os toques e arranjos dos berimbaus, dos cantos tradicionais e de seus significados, a atividade propõe refletir sobre memória, ancestralidade, oralidade e transmissão de saberes populares afro-brasileiros. A iniciativa busca reconhecer o ofício dos mestres de capoeira e aproximar o público de uma manifestação cultural em que música, corpo, escuta e coletividade se entrelaçam.

Inscrições no local, 30 minutos antes do início da atividade.


Plínio César Ferreira dos Santos é Mestre de Capoeira Angola, percussionista, pesquisador e arte-educador. Iniciou sua trajetória na capoeira na década de 1970 e, ao longo de sua vida, consolidou-se como uma importante referência na preservação e difusão dessa tradição. É fundador e presidente da Associação Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô (CCAASS) e do Afoxé Amigos de Katendê. Reconhecido pela comunidade como um dos mais importantes Mestres de Capoeira Angola de sua geração, atualmente ministra palestras, aulas e oficinas no Brasil e em diversos países, compartilhando seus conhecimentos sobre capoeira, musicalidade e cultura afro-brasileira.

Pedro Peu é Mestre de Capoeira Angola, dançarino, compositor, percussionista e arte-educador. Nascido em Feira de Santana (BA), iniciou sua trajetória na capoeira em 1985 e, no ano seguinte, mudou-se para São Paulo, onde consolidou sua atuação artística e comunitária. Ao longo de sua caminhada, tornou-se uma importante referência no trabalho de formação cultural e transformação social por meio da arte. Coordena um dos núcleos do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, na zona leste de São Paulo, e fundou o Centro de Cultura e Arte Batakerê, espaços dedicados à integração entre capoeira, música, dança e teatro como ferramentas de empoderamento e valorização da cultura afro-brasileira. Com trajetória marcada pela atuação em grupos e coletivos artísticos no Brasil e no exterior, desenvolve ações com crianças, jovens e adultos, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, compartilhando saberes ancestrais e fortalecendo a arte como instrumento de resistência, memória e transformação. Foi formado Mestre de Capoeira Angola por Mestre Plínio, fundador e presidente da Associação Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.