atividade presencial
Local: Sala de Oficina 1 - 2º andar
Datas e horários
De 28/04/2026 a 27/05/2026
A residência artística Quase da Família, conduzida pelo Coletivo Inominável e pela atriz e diretora teatral Quitéria Kelly, propõe um estudo cênico documental sobre o trabalho doméstico no Brasil através da visão dos atuantes, filhos de empregadas domésticas, e contará com uma seleção aberta a atores filhos dessas trabalhadoras.
O Brasil é o país que mantém o maior número de trabalhadoras domésticas no mundo, cerca de 7,2 milhões de pessoas. 65% delas são mulheres, 70% negras. Apenas 10% contempladas pelos direitos trabalhistas. O documento cênico surge através de relatos, fotografias, gráficos estatísticos e vídeos que, de forma ética e respeitosa, são transformados em cenas. A vivência das mães que foram ou ainda são empregadas domésticas somadas às lembranças de seus filhos constroem uma memória compartilhada que pode ou não, revelar traumas ou um novo imaginário em comum.
A residência resultará em uma abertura de processo nos dias 26 e 27 de maio de 2026.
Público alvo
Estudantes e/ou profissionais das artes cênicas, filhos/filhas de trabalhadoras domésticas.
Cronograma de inscrição e seleção
– As inscrições podem ser feitas das 14h do dia 03/04 às 23h59 do dia 14/04;
– O período de seleção acontece de 15 a 20 de abril de 2026 – são 20 vagas;
– O resultado será divulgado no dia 21 de abril através de e-mail para os selecionados;
– Os selecionados, então, deverão fazer o pagamento e suas matrículas de 21 a 26 de abril de 2026, presencialmente na Central de Atendimento do Sesc 14 Bis.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.