Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias [Mostra Infâncias Reprimidas]

Direção: Cao Hambúrguer (Brasil, 2006)

Vila Mariana

Duração: 110 minutos

10

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório (Torre A - 1º andar)

Retirada de ingresso online no aplicativo Credencial Sesc Se presencial nas bilheterias das unidades a partir de 4/5 às 14h.

Data e horário

De 05/06/2026 a 05/06/2026

05/06 • Sexta • 19h00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O filme brasileiro encena uma das experiências mais cruéis do período: a clandestinidade como ruptura afetiva. Quando os pais “saem de férias”, a criança aprende que a mentira pode ser uma forma de amor ¿ um amor forçado pela perseguição do Estado. A narrativa escolhe a Copa de 1970 como pano de fundo e, com isso, abre uma questão central para pensar a ditadura no Brasil: o uso da euforia nacional como anestesia política. A vitória no futebol não é simples “distração”; ela se torna paisagem sonora que encobre ausências e urgências. O menino se move entre solidariedades (a comunidade, os vizinhos, a alteridade religiosa) e lacunas (a família, o não-dito), como se o país inteiro estivesse vivendo um jogo cuja transmissão oculta a violência fora do enquadramento.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.