Foto: divulgação
Foto: divulgação

Ocupação Tupi Guarani Nhandewa | Música e histórias tupi-guarani para bebês

Com indígenas tupi-guaranis, seres da mata moradores da Terra Indígena Piaçaguera

Semana Mundial do Brincar

14 Bis

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de brincar - Piso térreo

Datas e horários

De 25/05 a 26/05

25/05 • Sábado • 10h30
25/05 • Sábado • 14h00
26/05 • Domingo • 10h30
26/05 • Domingo • 14h00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Luã Apyká, ser da floresta e grande mestre dos saberes da língua tupi-guarani e saberes de seu povo, conduz um círculo com músicas e histórias tupi-guarani Nhandewa em uma sutil apresentação para bebês, pequenos novos seres.

Na Ocupação Tupi Guarani Nhandewa, indígenas tupi guaranis, seres da mata das terras Piaçaguera, ocuparão nossa Convivência do térreo e Espaço de Brincar com rodas de músicas, brincadeiras e partilhas de conhecimentos ancestrais. Serão realizadas vivências em que as crianças e seus adultos possam experimentar a contemplação do momento presente, em um espaço de encontros, ritmos e potência, em oposição à dualidade ser humano versus natureza.

As atividades serão ministradas por indígenas tupi guaranis moradores da Terra Indígena Piaçaguera, situada no litoral sul do Estado de São Paulo, em Peruíbe.

Para saber mais sobre os seres da mata que conduzirão a ocupação:

Luã Apyká é um ser da floresta. Um ser curioso pela vida e pelos ensinamentos dos anciões do seu povo. Mestre nas linguagens tupi-guarani, membro da comunidade Tabaçu Rekoypy, no município litorâneo de Peruibe (SP). É artista, escritor, ativista, contador de história e dialoga com os espíritos dos sons para transformar a realidade através da arte do bem falar.

Luã é, ainda, diretor audiovisual na coletiva SOPRO, mestre nos encontros tupi-guarani (NHE’¿ Porã), membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas de São Paulo, conselheiro no Cepisp (Conselho dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo e da Executiva Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO). Contribuiu com a elaboração de títulos como Lições de gramática: nhandewa-guarani, publicado pela Editora Unicamp (2017), e Ywyra rogwé ywyrá rapó – Folhas e Raízes, lançado pela Comissão Pró-Índio (2014).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.