atividade presencial
Grátis
Local: Teatro
Retirada de convites 2 horas antes na Bilheteria.
Data e horário
26/11 a 26/11
Um encontro entre ritmos, tradições e identidades musicais das Américas. O concerto percorre diferentes paisagens sonoras do continente, revelando a riqueza de suas expressões populares e eruditas e as conexões entre culturas que, embora distintas, compartilham histórias, influências e processos de transformação.
Da energia rítmica do Danzón nº 2, do mexicano Arturo Márquez, à atmosfera urbana e nostálgica das Quatro Estações Portenhas, de Astor Piazzolla, o programa explora a força da música latino-americana em obras que reinventam tradições e traduzem a identidade de seus povos. A Suíte para Trombone e Orquestra, de Diego Caldeirone, amplia esse panorama, colocando em evidência as possibilidades expressivas do instrumento solista em diálogo com a orquestra.
O percurso se estende aos Estados Unidos com a Rhapsody in Blue, de George Gershwin, obra emblemática por aproximar a linguagem sinfônica europeia do universo do jazz e de suas raízes afro-americanas. Essa confluência de tradições oferece um ponto de contato com a diversidade cultural que caracteriza a música das Américas. O programa culmina em Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos, obra de grande força expressiva que combina a escrita orquestral com elementos da música popular brasileira, em uma síntese singular de influências indígenas, africanas e europeias.
Mais do que reunir compositores de diferentes origens, o concerto propõe uma escuta das Américas como território de encontros, contrastes e reinvenções, onde a música transforma heranças culturais em novas formas de expressão.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.