Duração: 60 minutos
atividade presencial
Local: Teatro
Vendas online a partir de 6 de janeiro e nas bilheterias a partir de 7 de janeiro
Morte, união, vida e fé são os pilares que sustentam o ciclo da existência e atravessam o corpo negro em diáspora. No novo espetáculo do Coletivo Prot{agô}nistas, o circo negro se torna território de memória e reinvenção, um espaço onde poesia, risco e humor se entrelaçam à força ancestral de quem celebra seus ritos.
Entre acrobacias, música ao vivo e dança, a cena pulsa como festa, evocando a espiritualidade, a coletividade e o renascimento constante que marcam o caminhar da população preta. Um convite à celebração da vida em sua totalidade. Cada gesto, salto e música é atravessado por histórias coletivas que ecoam nas rodas, nos terreiros e nas ruas, espaços onde o povo negro sempre encontrou modos de florescer.
{FÉ}STA é uma celebração do existir. Um convite a olhar para o ciclo da vida não apenas como passagem, mas como permanência. Um gesto político e poético que faz do circo um altar de resistência e beleza, onde o riso é fé, o encontro é renascimento, e o corpo negro, em sua travessia, é eternamente fonte de criação.
Oficinas
Além das apresentações, o espetáculo conta com oficinas que ampliam a experiência para além do palco, promovendo a troca direta com o público por meio da prática corporal e convidando à experimentação das potências do corpo no circo, na cena e no cotidiano.
Oficina de Circo: Acrobacias e Corpo em Movimento,
De 21/01 a 22/01
Quarta e quinta, às 15h00
Inscrições abertas pelo App Credencial Sesc SP.
Ficha técnica:
Criação: Coletivo Prot{agô}nistas
Argumento: Ricardo Rodrigues, Renato Ribeiro e Washington Gabriel
Direção geral: Ricardo Rodrigues
Assistência de Direção: Washington Gabriel
Direção Musical: Melvin Santhana
Desenho e operação de luz: Danielle Meireles
Operação de som: André Papi
Figurino: Ocorre entre linhas | Karine Lopes
Cenografia: Ricardo Rodrigues
Serralheiros: Gilson Toquearte e Jovani Almeida
Visagismo: Fagner Saraiva
Preparação Circense: Erickson Almeida
Artistas criadores
Circo: Guilherme Awazu, Helder Vilela, Jéssica Turbiani, Keithy Alves, Ricardo Rodrigues, Robert Gomez, Tatilene Santos, Wilson Guilherme e Zanza Santos
Música: Guilherme Awazu, Jaque da Silva, Mariana Per, Melvin Santhana, Pitee Batelares e Vinícius Ramos.
Composições: Ayo Kuntima, Jaque da Silva, Mariana Per, Melvin Santhana, Ricardo Rodrigues e Vinicius Ramos
Coreografias: Keithy Alves, Washington Gabriel, Wilson Guilherme e Zanza Santos
Social Mídia: Rafael Americo
Designer Gráfico: Lais Oliveira
Fotografia: Sergio Fernandes
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Produção Geral e Executiva: Jéssica Turbiani e Ricardo Rodrigues
Realização: Exuberante Arte
O Coletivo PROT{AGÔ}NISTAS celebra, desde 2019, o Movimento Negro no Picadeiro, com sucesso de público e crítica, que já levou suas plateias à uma experiência afrofuturista ancestral e arrebatadora. As cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Montrèal, além do litoral, interior e capital paulista, puderam viver essa experiência que já foi contemplada pela Lei de Fomento Municipal à Cultura Negra/2020, Lei Federal de Incentivo à Cultura/2021 e recebeu o Prêmio Arcanjo/2019 e Prêmio Leda Maria Martins/2023. Agora chegou a vez de fazer F{É}STA, o segundo espetáculo do Coletivo Prot{agô}nistas, que dá continuidade ao legado do circo negro, que ressalta a música, a dança e as artes circenses com estética afrodiaspórica.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.