Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Raízes: Histórias Indígenas

com Daniel Munduruku

Semana Mundial do Brincar

Belenzinho

Duração: 60 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Data e horário

De 01/06 a 02/06

Sábado e Domingo

às 14h30

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A contação de histórias é uma tradição indígena milenar que mantém vivas as histórias dos povos originários e reúne os mitos, histórias e vivências de um povo. Daniel Munduruku traz essa tradição oral em uma roda de histórias em que compartilha narrativas que atravessam a cosmovisão indígena de seu povo.

Daniel Munduruku é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados, a maioria classificada como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP – Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Recebeu prêmios nacionais e internacionais por suas obras literárias: Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro (2004 e 2017); Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010) – ABL; Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq; Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018. Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Cidade onde é Diretor-Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. Também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 20 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.